FRAUDE

Instituto alerta sobre fraude em vaquinha oline para combater queimadas em MT

18 de setembro de 2020
vaquinha

O instituto Ambiental Augusto Leverger (IAAL), faz um alerta para a sociedade sobre possíveis fraudes em vaquinha online promovido por várias ONGs e Instituições fraudulentas.

Nos últimos dias por causa da estiagem prolongada, incêndios de grandes proporções tomaram conta das vegetações do Pantanal Matogrossense, causando mortes de animais e até mesmo ameaçando algumas espécies de extinção.

Com isso, várias ONGs e Instituições estão promovendo vaquinhas online, mas existe no meio dessas algumas que foram criadas somente para engessar a conta bancária.

Para a presidente do IAAL Silvana Campos, algumas dessas ONGs estão usando da situação catastróficas que está acontecendo no Pantanal, para enganar a sociedade, com arrecadações milionárias de forma online.

“Estão usando do que está acontecendo para arrecadar dinheiro para engordar as contas bancárias, todas essas instituições tem que apresentar um projeto de como vai ser gasto todo o dinheiro que foi arrecadado”, afirmou.

Ainda de acordo com a presidente, as instituições tem que fazer prestação de contas de todo dinheiro arrecadado nas vaquinhas.

“Como representante deste Instituto, queremos que seja feita prestações de contas de todas as arrecadações promovidas por essas que se dizem defensoras do Pantanal, que seja colocado de forma transparente para toda a sociedade e não como estão fazendo”, finalizou Silvana.

Alguns famosos também organizaram lives para arrecadarem dinheiro que segundo eles, vai ser destinado para combate as chamas no Pantanal, mas nem sequer apresentaram projetos de como vai ser utilizado esse dinheiro.

De acordo com o Engenheiro Ambiental Aubeci Davi, todos que pretendem fazer algo para ajudar o Pantanal é preciso elaborar um projeto, e não tem como estipular um prazo para montar um projeto, é preciso várias pesquisas e analises.

“Estipular dias para se montar um projeto é inviável, porque existem projetos que demoram até anos para serem concluídos, ainda mais nessa proporção ao qual estamos falando, que é do Pantanal, é necessários fazer várias pesquisas, bastante analise do que vai colocar dentro do projeto, as coisas não são feitas do dia para noite”, afirmou.

Com a vaquinha online teve ONG que chegou a arrecadar mais R$ 1 milhão de reais, e posteriormente o endereço eletrônico foi retirado do ar.

Por Jota Jota
Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta

Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: