RISCO BIOLÓGICO

João Batista quer informações sobre fechamento do parque Mãe Bonifácia

O pedido foi encaminhado à Sema e visa obter um laudo técnico sobre a morte de animais silvestres no local.

Sem BANNER

26 de novembro de 2020
João Batista

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), atendendo um pedido dos residentes que moram em torno do parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, apresentou requerimento com pedido de informações, encaminhado à Sema (Secretaria Estadual de Meio ambiente), sobre o fechamento do respectivo parque, tendo suas atividades suspensas desde o último dia 30 de outubro, após a morte de 7 macacos da espécie Sagui, em dados atualizados, o número teria subido para 13 mortes até o momento.

De acordo com o parlamentar, que fez questão de enfatizar que já se passaram 26 dias após o isolamento do parque, a população espera uma resposta sobre o desenrolar das investigações, uma vez que a tensão causada pelo novo Coronavírus (Covid-19), ainda gera pânico em toda a população.

“O parque foi fechado no último dia 30, e lá já se foram mais de 25 dias, obtive informações de que até o momento já são 13 macacos mortos. Daí eu pergunto: Qual a previsão da reabertura do parque estadual Mãe Bonifácia? Existe previsão para conclusão do laudo da necropsia realizada nos 13 macacos que foram encontrados mortos no parque? Espero que a Secretaria de Meio Ambiente responda estas perguntas o quanto antes, uma vez que estes animais podem carregar algum tipo de doença transmissível aos seres humanos”, explicou o deputado.

Conforme consta na informação da SEMA, órgão responsável pela administração do parque, o local só seria reaberto após os laudos da necropsia realizado nos animais encontrados, garantindo a segurança da população que utiliza o espaço.

O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares. O parque possui cinco trilhas, cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica, tornando-se um espaço essencial para a manutenção da vida saudável.

Deixe uma resposta

Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: