Chuva intensa provoca alagamentos em pontos de Cuiabá

11 de janeiro de 20215min
cd0679671343b0efb1117cad389e1cf3

Chuva atingiu a Capital na manhã deste domingo (10) e durou horas; no Pedregal, moradora pediu ajuda

A intensa chuva que caiu em Cuiabá na manhã deste domingo (10) causou alagamentos em diversos pontos da cidade.

Em um vídeo, que circula as redes sociais, a Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, aparece tomada pela água, em frente à Praça Ipiranga.

Um homem, como forma de descontrair o transtorno causado na região, deita na água e se deixa levar pela correnteza que se formou na avenida.

Pouco depois, ele se levanta e ajuda outros dois rapazes a empurrar um carro em meio à água.

Outro vídeo mostra a Avenida 8 de Abril, no Bairro Porto, em frente ao Shopping Popular, também sofreu com uma enchente causada pela água da chuva.

Em um terceiro vídeo, feito na Rua Rosário Oeste, localizada no Bairro Pedregal, mostra que a via ficou tomada pela água do Córredo do Barbado, que ameaçava invadir as residências.

Uma moradora, por meio de áudio no WhatsApp, faz uma súplica por ajuda: “Precisamos de uma ajuda urgente. Essa chuva que deu, olha o que aconteceu com a nossa rua. A gente precisa de uma atenção. O Barbado encheu, está transbordando”.

Por meio de nota, a Prefeitura informou que o secretário de Obras, José Roberto Stopa, irá se reunir com a equipe da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Conselho Regional de Engenharia para discutir um projeto de drenagem nas avenidas Tenente Coronel Duarte e XV de Novembro.

Leia a nota na íntegra:

Em relação à demanda sobre alagamento registado na manhã de hoje (10/1), a Secretaria de Obras Públicas informa que:

– Tem trabalhado continuamente, de forma preventiva, para sanar os impactos ocasionados pela chuva. *Na próxima segunda (11), o secretário de Obras de Cuiabá, José Roberto Stopa, irá se reunir com equipe da Universidade Federal de Mato Grosso e Conselho Regional de Engenharia tendo como finalidade a discussão sobre projeto para drenagem fluvial das avenidas Tenente-coronel Duarte e XV de Novembro com lançamento no Rio Cuiabá, garantindo a resolução de um problema histórico;

– válido citar que a equipe técnica responsável pelo escopo do projeto atuou no ano de 2017 garantindo a solução de um problema recorrente de alagamento nas imediações do viaduto da UFMT;

– Oportuno destacar que o serviço de limpeza das bocas de lobo distribuídas em todas as regiões da cidade é diário e, conforme relatório da Secretaria, tem resultado em uma média de 115 manutenções por mês.

– Visando intensificar esse trabalho, foi montada uma força-tarefa que já está atuando nas quatro regiões da cidade, inclusive aos fins de semana.

– Essa força-tarefa tem trabalhado principalmente nos pontos considerados mais críticos, monitorados pela Defesa Civil, Secretaria de Obras Públicas e Limpurb.

– A Avenida Ten. Cel. Duarte (Prainha) é das que recebem essa atenção constantemente e receberá ao longo desta semana uma nova ação de manutenção em suas bocas de lobo.

– Além disso, a substituição do sistema de drenagem antigo também é uma das atividades que, dentro das possibilidades orçamentárias, o Município tem buscado avançar.

– A Prefeitura também possui o planejamento de continuar avançando com esse trabalho, na medida em que novos recursos estiverem disponíveis.

travoltajunior


Deixe uma resposta


Sobre Nós

CNPJ: 35.582.297/0001-25

Jornalista Responsável

José Maria do nascimento

DRT: 0002633/MT


Contato

Ligue para nós



Mais Lidas

4 de março de 2021

Chuva intensa provoca alagamentos em pontos de Cuiabá

4 de março de 2021

Chuva intensa provoca alagamentos em pontos de Cuiabá

4 de março de 2021

Chuva intensa provoca alagamentos em pontos de Cuiabá