Prefeitura e DSEI debatem sobre atendimento de saúde para indígenas

Visando atender as demandas da saúde dos indígenas, Francieli Magalhães e o secretário municipal de saúde, Hamilton Silva, se reuniram na manhã desta terça-feira (12), com o coordenador do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Audimar Rocha Santos, para debaterem sobre o estudo e planejamento de desenvolvimento no atendimento a saúde as etnias indígenas.

Buscando viabilizar, a continuidade nos trabalhos de atendimento a saúde indígena, o município conta com um fundo de mais de R$ 5 Milhões, para que seja investido no programa, dentro dos parâmetros exigidos por Lei. O recurso será direcionado a melhorias na educação, saúde e infraestrutura nas aldeias.

Procurando desenvolver uma administração mais humanizada, Francieli acredita que o plano de desenvolvimento de melhorias aos indígenas, é um meio de suprir as necessidades que as etnias enfrentam, e que se existe esse recurso, a gestão não pode ser omissa em não fazer um planejamento que os atenda.

“Estamos buscando soluções, que contribuam para o desenvolvimento das aldeias indígenas, que hoje se encontram necessitando desse atendimento, temos aldeias em nosso município, que ficam a mais de 230 km da Sede, as dificuldades deles terem acesso a educação, saúde e infraestrutura ainda é uma realidade que temos em nosso município, o recurso existe, para isso, estamos fazendo alguns estudos que vão nos ajudar a ter uma visão, de qual caminho deveremos seguir”, argumentou Francieli.

Para o deputado estadual Alan Kardec, por ser filho da terra, o município precisa de parceiros que queiram ajudar a sanar as dificuldades, para isso, as parcerias com o (DSEI), para estar fazendo os estudos e avaliando as situações é um passo importante na gestão Francieli e Giseli.

“Por ser filho desta terra, conhecendo de perto as dificuldades encontradas, e como representante, na Assembleia Legislativa, queremos contribuir de alguma forma, para que esse estudo e planejamento saia do papel, por isso convidamos o coordenador do DSEI, para apresentar as propostas, afim de que chegamos a um ponto que beneficie todos os indígenas que temos em nosso município”, finalizou o Kardec.

Essa retomada, de resolver os problemas que já se perduram há algum tempo, é um marco da gestão Hamilton, a frente da pasta.

Para o secretário, atender as reivindicações e as demandas dos indígenas é uma forma de retribuir toda a atenção que as comunidades deram tanto para a prefeita como para o candidato Hamilton na eleição.

“Os indígenas que moram em nosso território podem ter certeza que faremos o possível para atender as reivindicações dessas comunidades”, finalizou Hamilton.

Por Jota Jota
Fotos: Júlio Rocha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.