Gilberto diz que vacina chega dia 20 e MT deve seguir cronograma federal

Distribuição das doses deve ser feita a partir da aprovação da vacina pela Anvisa

Os lotes de vacinas contra a covid-19 deverão ser disponibilizados à Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT) a partir do próximo dia 20 (quarta-feira).

A informação foi dada pelo titular da Pasta, Gilberto Figueiredo, que participou de uma reunião com o secretário nacional de Vigilância do Ministério da Saúde na manhã desta terça-feira (12).

De acordo com o secretário, Mato Grosso e os municípios vão seguir, obrigatoriamente, o plano nacional de imunização do Governo Federal, obedecendo a sequência do grupo de risco.

A perspectiva é que os lotes de vacinas já produzidos pelo Butantan e mais 2 milhões adquiridos da AstraZeneca sejam disponibilizados a partir do dia 20, quando espera-se que a Anvisa dê o resultado final sobre a aprovação ou não dessas vacinas para serem utilizadas no Brasil”, explicou Gilberto.

Ainda segundo o secretário, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, assegurou que a partir da liberação das vacinas pela Anvisa o Ministério da Saúde vai distribuir as doses proporcionalmente para os estados.

A SES/MT tem preparado um plano para que a vacinação em Mato Grosso ocorra de forma célere.

Para isso, estamos programando uma reunião com todos os secretários municipais para que estejam preparados para fazer a operacionalização da vacina”, disse.

SERINGAS

Sobre a aquisição de seringas para a aplicação, o secretário disse que Mato Grosso tem 3 milhões dos produtos e também está planejando a compra de mais 3 milhões. “Quero crer que seringa e agulha não será problema para o Estado de Mato Grosso”.

POR: Redação

Foto: Reprodução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.