Francieli e Rominho acompanham comitiva de deputados em visita a Baía do Chacororé

A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PTB) e o presidente da Câmara, Romulo Queiroz o “Rominho” (PV), visitaram na manhã desta quinta-feira (14), a Baía do Chacororé, em Barão de Melgaço, juntamente, com uma comitiva de deputados e outras autoridades.

Considerado, um dos principais santuários, ecológico da fauna brasileira, a Baía do Chacororé, está passando por uma das piores secas dos últimos 50 anos, afetando a biodiversidade do Pantanal Matogrossense, atentando para um local, de repovoamento de várias espécies de animais nativos da região.

A prefeita Francieli, abordou a questão como uma situação de calamidade, e pediu para os representantes do legislativo, que se unissem para tomar providências para salvar a Baía, e não deixar as famílias que dependem exclusivamente da renda que a Chacororé fornece aos ribeirinhos da região.

“Hoje cobramos providências do poder legislativo, para que algo possa ser feito para salvar a Baía, aqui, muitas pessoas sobrevivem do que ela fornece, tanto de subsistência como economicamente, aqui é um ponto turístico da região, e com certeza, alguma coisa tem ser feita para não deixar esse santuário desaparecer”, disse Francieli.

O presidente da Câmara Romulo Queiroz popularmente conhecido como “Rominho”apontou, que além da condição climática, outros fatores são, a regulação da distribuição de água pelas comportas da Usina Hidrelétrica do Manso, que abastece o rio Cuiabá, um dos afluentes da Baía, como também as Pequenas Centrais  Hidrelétricas (PCHs), que estão sendo construídas nas proximidades, e enfatizou, que é uma das piores secas nos últimos 50 anos.

“É uma das piores secas dos últimos 50 anos, da qual eu tenho conhecimento, sabemos que as condições climáticas, contribuíram para que isso acontecesse, mas não podemos descartar que, a Hidrelétrica do Manso e as PCHs construídas nas proximidades, colaboram com essa catástrofe que estamos presenciando neste momento” finalizou Rominho.

Buscando também acompanhar a situação de perto, os deputados estaduais Allan Kardec, Max Russi, Faissal e João Batista, a vice prefeita Giseli Ribeiro, os vereadores de Santo Antônio de Leverger, Erick Cruz e Rafael Lima, a prefeita Margarethe e vice Vitor Hugo, os vereadores de Barão de Melgaço Denas e Adelson Dedé, estiveram junto com a comitiva na Baía do Chacororé.

A prefeita Francieli, gravou um vídeo, durante o Sobrevoo com a equipe do Ciopaer sobre a baía, é possível notar o quanto a seca severa, está castigando o Chacororé.

Por Jota Jota
Fotos: Júlio Rocha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.