MPE pede demissão de professor envolvido em esquema de propina

20 de janeiro de 20213min
999280059be60bbbaa3b3d3855ac7e7f

O servidor da Seduc, professor Wander Luiz dos Reis, recebeu propina para liberar pagamentos para empreiteiras.

O servidor da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o professor Wander Luiz dos Reis foi alvo de um pedido de demissão na denúncia da 3ª fase da Operação Rêmora, feita pelo Ministério Público Estadual (MPE). A justificativa é que o servidor abusou da sua posição, para cometer atos de corrupção, em troca de propina.

O órgão pediu que o servidor seja condenado por corrupção passiva, já que teria recebido propina para liberar pagamentos para empreiteiras as quais possuíam contratos de reforma de escolas da rede estadual.

“Conforme foi exposto acima, vislumbra-se que o acusado Wander Luiz dos Reis, servidor público estadual da Seduc, ocupante do cargo efetivo de professor, violou o dever funcional e abusou de sua posição, inclusive colaborando com outros funcionários públicos comissionados e particulares, para juntos praticarem crimes de corrupção passiva contra a administração pública. Inegável, assim, que o réu atuou de modo contrário ao princípio da moralidade administrativa, sendo certo que apenas agiu desse modo em razão do cargo público que ocupa”, diz trecho do documento.
Também foram denunciados o ex-secretário Permínio Pinto, o ex-assessor Fábrio Frigeri, e o empresário Alan Malouf e Giovani Guizardi.

Guizardi, Malouf e Permínio tentam fechar um acordo de colaboração premiada, em que delatam Fábio e Wander. Os acordos ainda serão analisados pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá.

As investigações apontaram que o esquema era composto por três grupos: Núcleo de agentes públicos; núcleo de operação e o núcleo de empreiteiros.
As irregularidades nos processos licitatórios teriam começado a ocorrer em outubro de 2015 e envolveram pelo menos 23 obras de reforma e construção de escolas públicas que totalizam mais de R$ 56 milhões.

travoltajunior


Deixe uma resposta


Sobre Nós

CNPJ: 35.582.297/0001-25

Jornalista Responsável

José Maria do nascimento

DRT: 0002633/MT


Contato

Ligue para nós



Mais Lidas

26 de fevereiro de 2021

MPE pede demissão de professor envolvido em esquema de propina

26 de fevereiro de 2021

MPE pede demissão de professor envolvido em esquema de propina

25 de fevereiro de 2021

MPE pede demissão de professor envolvido em esquema de propina