Vida e obra de Augusto Leverger “Barão de Melgaço” são retratadas em longa-metragem

3 de fevereiro de 20215min
barao 1
barao

O filme ‘Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado’ – foi lançado no último sábado (30), no Cine Teatro Cuiabá. O longa-metragem do mato-grossense foi mostrado ao público no mesmo dia do aniversário do francês naturalizado brasileiro, Almirante Augusto João Manuel Leverger, que tem sua vida e obra contada no documentário.

O longa conta a trajetória do militar franco-brasileiro, herói da Guerra do Paraguai e presidente da província de Mato Grosso em várias ocasiões.

Leverger foi a figura mais importante da literatura mato-grossense de sua época e aumentou sua coleção de prêmios, condecorações e honrarias com o título de Barão de Melgaço, concedido pelo Imperador Dom Pedro II, em 1865, colocando-o no mesmo patamar do Barão de Rio Branco e de Mauá.

A construção do documentário se iniciou em 2017 e, finalmente, o público pode vivenciar a história de Leverger. O produtor executivo do projeto, José Paulo Traven, participou de toda a produção e segundo ele, conseguir concretizar o projeto é uma honra.

“Está sendo uma grande honra ser o agente provocador deste documentário histórico. Eu tenho grande admiração por este homem que se destacou em diversas áreas, foi geógrafo, cartógrafo, historiador, político, militar, um herói de guerra. Um homem que recebeu as mais importantes comendas do império pelas mãos de Dom Pedro II e, por fim, recebendo o título de Barão de Melgaço”, conta.

Veja vídeo

Segundo ele, o público pode esperar uma “viagem no tempo e na história” de Barão de Melgaço. Uma vez que o nome faz referência a uma das principais ruas de Cuiabá. Além de sua casa, que abriga duas importantes instituições culturais de Mato Grosso, sendo elas, o Instituto Histórico e Geográfico e a Academia Mato-grossense de Letras.

“A maior parte da população não conhece a fundo sua trajetória e esta é uma grande oportunidade para vivenciarmos esta importante história que esta intrinsecamente ligada a formação de nosso estado”, conclui Traven.

O escritor e advogado, Eduardo Mahon, também enalteceu a importante história de Leverger.

“Quando a gente fala em Barão de Melgaço, se fala em um grande patrono das letras, sobretudo, da ciência de Mato Grosso”.

Para produzir o longa-metragem, foram entrevistados historiadores e pesquisadores como João Carlos Vicente Ferreira, Suely da Costa Campos, João Antônio Lucídio, Eduardo Mahon, Elizabeth Madureira, Maria Adenir Peraro e Ernesto de Sena.

Com duração de 93 minutos, os entrevistados destacam fatos e curiosidades sobre o Barão de Melgaço, que foi também historiador e geógrafo e tinha entre seus principais interesses a hidrografia.

Em breve, o público poderá ter acesso ao filme em plataformas Streaming e TVs abertas.

Por Turismo Rural
Fotos: Reprodução

Deixe uma resposta


Sobre Nós

CNPJ: 35.582.297/0001-25

Jornalista Responsável

José Maria do nascimento

DRT: 0002633/MT


Contato

Ligue para nós



Mais Lidas

9 de março de 2021

Vida e obra de Augusto Leverger “Barão de Melgaço” são retratadas em longa-metragem

8 de março de 2021

Vida e obra de Augusto Leverger “Barão de Melgaço” são retratadas em longa-metragem

5 de março de 2021

Vida e obra de Augusto Leverger “Barão de Melgaço” são retratadas em longa-metragem