Valorizando a cultura: Festival das Águas é lançado em Leverger

No dia do pagamento do auxílio emergencial para cultura, referente a Lei Federal Aldir Blanc, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger através da Secretaria Municipal de Cultura, lançou na manhã desta terça-feira (23), o Festival das Águas.

Para muitas pessoas que foram contempladas, e outras que estiveram no local, tanto o pagamento, como o apoio para a realização deste festival, é um verdadeiro divisor de águas na história política e administrativa de Santo Antônio de Leverger.

Claudete Castro, coordenadora de cultura do município relatou as dificuldades e empenhos dos colaboradores, para atender as demandas dos profissionais culturais, dentro dos requisitos exigidos, para a liberação do auxílio da Lei Aldir Blanc.

“Foram vários dias de dedicação, ao todo, teve 27 projetos aprovados, atendendo mais de 500 pessoas, desde o Boi a Serra, Grupos do Cururu e Siriri e a culinária foram contemplados, tenho certeza que tanto o recurso, como a realização deste evento, chegou em boa hora, para atender os profissionais e valorizar a nossa cultura”, explicou Claudete.

Para o atual responsável pela pasta, Izaias Júnior, o pagamento deste auxílio é fazer justiça com o trabalho, e valorização que as pessoas proporcionam a cultura de Leverger.

“Nós da Prefeitura só fizemos o que é justo, assim trabalhos, sabíamos das necessidades dos artistas, artesãos, dos profissionais que vivem da cultura, levantamos as condições de recursos disponíveis, ouvimos os seus representantes, e atendemos a demanda, estamos escrevendo uma nova história com a gestão Francieli Magalhães e Giseli Ribeiro”, ressaltou o secretário.

Izaias ainda falou sobre a apresentação do nome que irá comandar a secretaria municipal de cultura, que já está tudo certo, com dia e hora marcada para ser anunciada e tomar posse.

O cururueiro, Jacinto Soares representante do grupo Tronco de Aroeira, agradeceu a prefeita Francieli Magalhães, pelo pagamento do auxílio, que irá fomentar a cultura local.

Um dos representantes da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, vereador Adelmar Gálio (PROS) falou da importância de valorizar a cultura, e quem faz a cultura funcionar, já que o município é rico em histórias, costumes, músicas, culinárias, personalidades e eventos.

“Não podemos deixar a cultura de Santo Antônio de Leverger morrer”, disse a vice-prefeita Giseli Ribeiro, que falou sobre as dificuldades de conseguir manter um grupo em funcionamento, desde as fantasias, instrumentos e a realizações de eventos, tem custo.

 

 

 

Orgulhosa da atuação de sua equipe, a prefeita Francieli Magalhães começou a sua fala dizendo, “podem verificar em suas contas, que os valores dos auxílios já foram transferidos”, afirmou a prefeita.

Francieli agradeceu o empenho e a confiança de todos envolvidos, já que para ela, a cultura de Santo Antônio de Leverger tem que ser revivida, resgatando os seus valores, utilizando a cultura como ferramenta para investir em crianças e adolescentes.

“Vamos fazer as prestações de conta certinho, nós estamos a disposição para colaborar da melhor forma possível com todos os grupos, podem contar com a gente, onde tiver um santoantoniense, a Prefeitura estará presente”, finalizou Franciele.

Por Da Redação
Fotos: Júlio Rocha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.