Prefeitura instala Centro de Triagem para realização de testes e exames para detecção de Covid-19

Com o intuito de frear o avanço do Covid-19 no município, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciaram os trabalhos de prevenção do Coronavírus, em um novo Centro de Triagem da “Síndrome Gripal” instalado na cidade, nesta quinta-feira (18).

A iniciativa, é uma ação de auxílio à atenção básica, uma atribuição da gestão municipal no combate ao Covid-19, o Centro de Triagem, é uma das medidas já adotadas pelo Governo do Estado, para possibilitar a detecção e o tratamento precoce do Coronavírus em adultos, como forma de evitar o agravamento da doença, em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

Já que os sintomas iniciais da Covid-19, são semelhantes ao de uma gripe normal, o Centro de Triagem vai atender as pessoas que apresentarem os primeiros sinais da doença, com atendimentos médicos, que vai recomendar, os tratamentos necessários em cada caso diagnosticado.

A prefeita Francieli Magalhães esteve acompanhando, o primeiro dia de atendimento no novo Centro de Triagem, e ressaltou que o município está adotando todos os métodos para conter o Covid-19.

“Estamos trabalhando para frear os aumentos nos casos de Covid-19 em nosso município, a instalação deste Centro de Triagem é um avanço no combate ao Coronavírus, e reforçamos o nosso pedido a população que continuem se protegendo”, disse Francieli.

Durante uma Live realizada na última quarta-feira (17), o secretário Hamilton Silva falou sobre o aumento dos casos e como será feito atendimento no Centro de Triagem, e que o local vai desafogar os atendimentos precoce que são realizadas, em Unidades Básica de Saúde (UBS).

“Realizamos uma Live ontem (17), explicando de que forma será feito o atendimento aqui no Centro de Triagem, a decisão de instalar o CT foi justamente para desafogar as Unidades de Saúde que vão atender em caso de Urgência e Emergência, e criar um ponto especifico para atender quem apresentar os sintomas da Covid-19”, finalizou Hamilton.

Para os casos graves, que necessitam dos recursos de uma internação, a porta de entrada continua sendo as Unidades de Saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento.

Por Jota Jota
Fotos: Júlio Rocha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.