Governador descarta lockdown, mas MT terá 9 dias de feriados”fecha tudo”
Em reunião virtual realizada nesta tarde, o Governo do Estado descartou aplicar lockdown no Estado, mas antecipou três feriados para a próxima semana com início na quarta-feira (24) resultando em 5 dias de “fecha tudo”. A estratégia é evitar o avanço do contágio da Covid-19 e fazer com que haja um recuo na taxa de ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) dos hospitais públicos e privados.
A medida vale para os 141 municípios de Mato Grosso. Foram antecipados os feriados do Dia do Trabalhador (comemorado 1º de maio), dia do Servidor Público (28 de outubro) e os aniversários dos municípios para incluir como “feriados” os dias 24, 25 e 26 que serão somados ao sábado e domingo (27 e 28).
Na semana seguinte, quando terá a sexta-feira santa (2 de abril), também haverá antecipação de outro feriado que ainda não foi definido, para contabilizar mais 4 dias de fecha tudo, iniciando na quinta-feira e terminando no domingo.
A reunião foi conduzida pelo governador Mauro Mendes (DEM), que estava acompanhado do chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB) com a participação do secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Luis Cláudio (PP), representando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Thank you for watching
O deputado federal Emanuelzinho (PTB) também participou da reunião virtual bem como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e do Ministério Público Estadual (MPE).
Mauro disse que espera que, ao final do período, espera que os números de infectados pela Covid-19 reduzam em todo Estado.
“Somando com os sábados e domingos, teríamos uma parada de cinco dias em uma semana e quatro na outra. Essa antecipação aumentaria o nível de distanciamento social, o que é fundamental para diminuir o contágio”, explicou o governador, que agradeceu o apoio de todas as entidades que participaram da reunião.
A medida ainda contou com apoio do setor produtivo. “O setor vai trabalhar para conscientizar os trabalhadores do setor, para que também cumpram o distanciamento social em família”. “Estamos agradecidos por nos ouvir”, disse o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Junior.
Veja como será funcionamento das atividades não essenciais a partir da próxima semana
22 e 23 (segunda e terça) – funcionamento de acordo com o decreto estadual
24, 25 e 26 (quarta, quinta e sexta) – feriados antecipados
27 e 28 (sábado e domingo) – funcionamento de acordo com decreto estadual
Semana seguinte
29, 30 e 31 (segunda, terça e quarta) – funcionamento de acordo com o decreto estadual
1º de abril (quinta) – feriado antecipado
2 de abril (sexta) – feriado da Sexta-Feira Santa
Por FolhaMax
Fotos: Reprodução