Secretaria de Saúde realiza trabalhos dinâmicos com servidores no combate a ansiedade e pânico gerado pela Covid
Os “heróis” da saúde também se cansam, sentem medo e, por vezes, precisam de apoio para superar as dificuldades que a rotina de um atendimento em tempos de pandemia geram, para ajudar estes profissionais a se manterem firmes, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger, através da Secretaria Municipal de Saúde, têm oferecido atendimento psicológico aos servidores.
O secretário de Saúde Hamilton Silva tem buscado, oferecer suporte aos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Covid-19, com psicólogo para fazer o acompanhamento.
“Estamos buscando meios, para atender os servidores que apresentam alguma interferência psicológica, no decorrer de suas jornadas de trabalho, sabemos do estresse causado no dia a dia pelo combate à Covid-19, por isso, estamos realizando um trabalho de terapia em grupo com os servidores”, esclareceu Hamilton.
Para a psicóloga Amanda Hervilyn, que está desenvolvendo os trabalhos com as equipes, a terapia em grupo, tem como objetivo amenizar o estresse causado pela rotina continua que os profissionais da saúde, estão sendo submetidos nesse enfrentamento ao novo Coronavírus, no momento a pandemia está em uma segunda onda, e que, está acometendo pessoas com menos idades com uma nova variante, agravando ainda mais o comportamento psicológico das pessoas.
“Estamos utilizando o método de terapia em grupo, com palestras, abordando os seguintes temas, depressão, suicídio, e como lhe dar com a rotina de trabalho de enfrentamento ao Covid-19”, esclareceu Amanda.
A psicóloga Amanda Hervilyn, ainda faz um alerta sobre os sintomas da ansiedade, e da Covid terem uma pequena semelhança entre sí.
“Precisamos ficar atentos, que a maioria das vezes alguns sintomas da Covid, são semelhantes ao de ansiedade, e nesse momento de pandemia, a doença abala a saúde mental e emocional de muitas pessoas”, finalizou Hervilyn.
Confira Alguns dos sintomas
No comportamento: hipervigilância, inquietação ou irritabilidade
Na cognição: falta de concentração, pensamento acelerado ou pensamentos indesejados.
No corpo: fadiga ou suor
No sistema respiratório: falta de ar ou respiração rápida
No sono: insônia ou pesadelos
No humor: ansiedade ou ataque de pânico
Também é comum: preocupação excessiva, boca seca, medo, náusea, palpitações, sentimento de tragédia iminente ou tremedeira.
A prefeita Francieli Magalhães elogiou os trabalhos, que estão sendo realizados pela equipe de saúde no combate ao Covid-19, e ressaltou a importância dos servidores estarem bem, mesmo diante da pandemia.
“Temos que parabenizar a todos os profissionais da saúde, que estão se doando nesse combate ao Coronavírus, e como eles estão em contato direto com quem é acometido com a doença, é importante que estejam bem mentalmente, com a chegada das vacinas acreditamos que logo estaremos superando essa pandemia”, finalizou Francieli.
Por Jota Jota
Fotos: Assessoria