Empresários de MT se mobilizam para comprar vacinas para funcionários

O presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Gustavo de Oliveira, revela que pelo menos 50 empresas do Estado já mostraram interesse na compra de vacina contra a covid-19 para imunização dos empregados.

Os empresários só estão esperando a análise final na Câmara dos Deputados do projeto de lei, que permite à iniciativa privada adquirir as vacinas para calcularem o custo total dessa aquisição.

“Eles têm interesse de pagar pelas vacinas para serem aplicadas nos próximos 60 dias. Até a próxima semana já devemos ter essa demanda organizada”, prevê o presidente do Sistema Fiemt.

O setor tem a expectativa inicial de adquirir cerca de 30 mil doses, mas a quantidade vai depender mesmo de como ficará o texto final do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, para que os empresários consigam avaliar o custo final.

Oliveira observa que precisam levar em conta o preço de aquisição da vacina, considerando que pode ser uma como é a Jassen, da Johnson & Johnson, ou as outras de duas doses.

“Ver qual o percentual que vai ser destinado ao SUS [Sistema Único de Saúde]. Para a gente possa calcular quanto vai custar a imunização de um trabalhador para a empresa, para que ela possa fazer as contas lá”, analisa o presidente.

A intenção dos empresários, esclarece Oliveira, não é concorrer com o SUS ou fVisitar siteurar a fila de vacinação. “Na verdade, a gente está abrindo uma nova fila. A capacidade econômica das empresas vai ajudar o Brasil a poder comprar mais vacinas”.

Assim, emendou ainda, o setor vai buscar localizar fornecedores que não estejam vendendo diratemente para o SUS, para não competir com o Sistema que enfrenta a falta do imunizante.

O texto final do projeto de lei deve incluir a vacinação dos trabalhadores que prestem serviços às empresas, como estagiários, autônomos e empregados de empresas de trabalho temporário ou de terceirizadas.

Imagem: Reprodução

Comentários estão fechados.