Prefeitas de Barão e Leverger unem forças com Decreto para combater o Covid-19
Trabalhando no combate a pandemia do novo Coronavírus, a prefeita Francieli Magalhães (PTB) e a vice-prefeita Giseli Ribeiro (PDT), se reuniram juntamente com a prefeita do Município de Barão de Melgaço Margareth Gonçalves (PSDB), e o secretário de saúde Hamilton Silva, na manhã da última segunda-feira (12), para debater a elaboração de um novo Decreto unificado, que atenderá as duas cidades.
Durante a reunião, as prefeitas uniram forças para combater o novo Coronavírus nos municípios de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger, o Decreto unificado das duas cidades, vai considerar somente os serviços essenciais para o funcionamento, como farmácias, postos de combustíveis e borracharias.
As medidas adotadas são para conter o avanço nos números da Covid-19, que estão aumentando nos dois municípios, no último domingo a cidade de Santo Antônio de Leverger perdeu seis pessoas, que foram infectados com o Coronavírus.
Para o secretário de saúde, Hamilton Silva as medidas que serão implantadas nas duas cidades, vão ser benéfica para amenizar o trânsito de pessoas de outros municípios.
“A adoção de restrições nos finais de semana, visa beneficiar o próprio cidadão, por vez, que os dados coletados pela Secretaria mostra um grande aumento nos números de casos do Covid, e pessoas que contraíram a doença, e que perderam suas vidas, são aquelas, que não tinha nenhum problema de comorbidades”, disse Hamilton.
“Nos últimos dias mais de seis pessoas perderam a vida para Covid-19”
A vice-prefeita Giseli Ribeiro ressaltou sobre os cuidados que a população deve ter.
“Acreditamos que a consciência da população é o que faz a diferença na redução das contaminações, é necessário se precaver, temos que continuar sempre usando mascara, álcool em gel e o distanciamento”, argumentou Giseli.
Para a prefeita Margareth Gonçalves, a cidade de Barão de Melgaço é uma cidade turística, por ter um reduto de pesqueiros igual ao município de Santo Antônio de Leverger, a cidade fica comprometida com o aumento de pessoas que visitam a cidade.
“Precisamos vencer essa guerra, precisamos unir forças para conseguir combater a pandemia do Covid-19, estamos vendo constantemente que pessoas próximas a nós perdendo suas vidas, e precisamos buscar formas alternativas para o enfrentamento”, disse Margareth.
No município de Leverger, no último domingo seis famílias perderam um de seus entes queridos, a prefeita Francieli Magalhães na ocasião, emitiu uma nota de pesar a todas as famílias.
A prefeita Francieli Magalhães ressaltou que o endurecimento nas decisões, são alternativas que visam amenizar a dor, das pessoas que tem contraído o Covid-19.
“Alguma coisa precisa ser feita para combatermos esse vírus que tem ceifado a vida de muitas pessoas, e a unificação do Decreto é uma das alternativas encontrada até o momento, estamos fazendo a nossa, esperamos que a população faça a dela, que é de se cuidar, manter o distanciamento, e o primordial usar mascara e álcool em gel”, falou Francieli.
O novo decreto deve entrar em vigor nesta terça-feira (13).
Veja o Decreto
Por Jota Jota
Fotos: Júlio Rocha