“Imoral e ilegal”: vereadores querem CPI sobre a utilização do recurso da Covid-19 em Sapezal

Com uma arrecadação milionária, com superávit ano pós ano, moradores da cidade de Sapezal, como também, de todo Mato Grosso, foram surpreendidos com a notícia de que o prefeito Valcir Casagrande (PL), teria destinado recurso federal do combate e prevenção da pandemia do Coronavírus, para aquisição de combustível, no valor que gira em torno de R$ 3,5 milhão.

“A comercialização do combustível, teria uma agravante ainda maior, devido a suspeita da empresa ter como sócio, Vanderlei Murilo, coordenador de campanha eleitoral do prefeito Valcir”.

Segundo populares, as notícias tomaram conta da cidade, decepcionado muitos, alertando outros, e fazendo os vereadores, que são representantes do povo, e tem como uma de suas funções, fiscalizar as atividades da Prefeitura, tomarem providência, neste caso, seguindo os normas legais e morais de uma democracia, entrar com um requerimento, com objetivo de instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para os responsáveis do poder executivo municipal, terem a oportunidade de prestarem os devidos esclarecimentos.

Foto: Prefeitura de Sapezal

“A população de Sapezal cobra satisfação dos poderes, referente os verdadeiros fins, dos recursos destinados para salvar vidas nesta pandemia”.

O vereador Franço do Calçados mostrou total indignação, com as notícias que tomaram conta da cidade, com o suposto desvio de recuso federal, destinado para salvar vidas no combate à pandemia do Coronavírus, para aquisição de combustível.

O nosso município tem recurso para a compra de combustível, e veio recurso para combater a Covid-19, o que não pode é priorizar estradas e deixar vidas de lado, por isso tem alguns vereadores interessados em ingressar com uma CPI, para a Prefeitura prestar os devidos esclarecimentos”, declarou Franço.

Foto: REUTERS/Bruno Kelly

De acordo com o vereador, a atitude já é considerada imoral, e a CPI é investigar quanto a ilegalidade dos fatos.

O vereador Antônio Rodrigues (PROS) compactua de ingressar com requerimento, para os devidos esclarecimentos sobre o recurso federal, destinado para combater a pandemia.

“Vamos buscar todas as formas para obter os esclarecimentos via Câmara Municipal, caso não seja possível, temos outros meios através do Ministérios Público e Tribunal de Justiça”, esclareceu Antônio.

“Vários moradores de Sapezal já cogitam ingressar com uma Ação Civil Pública”.  

O Senado da República iniciou na última terça-feira, 13.04.21, os primeiros passos da CPI da Covid-19, que visa apurar eventuais irregularidades ou omissão dos Governos federal, estaduais e municipais. Caso seja comprovado os atos ilícitos, cabe aos gestores punições, que vão desde afastamento, cassação do mandato e prisão.

Foto: Newton Ishii

Em nota, a Prefeitura de Sapezal respondeu:

Foto: Prefeitura de Sapezal

Foto: Prefeitura Sapezal

Por Da Redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.