Em Leverger: Unidade Descentralizada se torna referência no tratamento pós Covid

“Avanço na Saúde”, neste período crítico que o mundo vive, muitas pessoas precisam passar por um tratamento após se recuperarem da contaminação da Covid-19 e ficaram com alguma sequela, e a Prefeitura do município de Santo Antônio do Leverger, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando os atendimentos às pessoas que já contraíram a doença.

Atualmente a Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR), conta com uma equipe composta por duas fisioterapeutas, e uma psicóloga para atender aos casos específicos da Covid, dando impacto no tratamento, e eficácia na recuperação pacientes no pós Covid-19, no que torna a UDR em uma referência no atendimento dos casos de contraiu o Coronavírus.

A fisioterapeuta Anubia Dantas relatou que, muitas pessoas estão procurando o tratamento na Unidade de Saúde, queixando das sequelas ocasionadas pelo Coronavírus.

“Houve um aumento significativo na procura por atendimento nos últimos dias, de pacientes que estão procurando por consultas, para tratar as sequelas causadas pelo Coronavírus”, disse Anubia.

Reinaldo Wagner, um dos pacientes que está realizando o tratamento na Unidade de Saúde e Reabilitação, conta que está a quase 90 dias fazendo a terapia, desde quando contraiu a Covid, e após ter 78% dos pulmões comprometidos, ele ressaltou que o resultado obtido é satisfatório.

Hoje eu agradeço a Deus primeiramente, depois a equipe de que me atenderam quando estive internado, estive 15 dias em uma cama de hospital, e agora estou fazendo o acompanhamento por esses profissionais da saúde da UDR do município, desde o tratamento de fisioterapia como psicológico, o que tem ajudado muito na minha recuperação”, falou Rinaldo.

“A Unidade Descentralizada de Reabilitação, se tornou referência no atendimento pós Covid em Leverger”.

A fisioterapeuta Thayse Vilas Boas, que atua na área há mais de 10 anos, destaca que tudo que ocorre no cenário atual da saúde é novo, e que os profissionais tiveram que se adaptarem, nos métodos utilizados no atendimento aos pacientes.

O tratamento depende de cada pessoa, após obter as informações dos pacientes, determinamos quais os métodos vamos utilizar, geralmente, a recuperação é feita com exercícios respiratórios e físicos, e de acordo com a evolução das pessoas, vamos alternando as atividades, e ficamos felizes com o resultado que estamos obtendo”, explicou Thayse.

“A ansiedade pode ser confundida com sintomas da Covid-19”.

Considerada síndrome respiratória grave, uma das sequelas apresentadas pelos pacientes após se recuperarem da Covid-19, é o de aminézia instantânea (Esquecimento Repentino), a psicóloga Amanda Hervilyn ressalta que as pessoas devem tomar cuidado com os sintomas, que muitas vezes são confundidas com a do Coronavíus, que é o caso da ansiedade, que tem que ser tratada de forma correta.

“No atendimento pós Covid, estamos trabalhando de forma conjunta, entre a fisioterapia e psicologia, o que tem contribuído para que tenhamos o resultado positivo, nos atendimentos realizados aqui na Unidade de Saúde”, esclareceu Amanda.

Para o secretário de saúde Hamilton Silva, o município atualmente está em constante avanço na área da saúde, e com os trabalhos realizados na recuperação do pós Covid, mostra a evolução no tratamento.

A implantação do método de trabalho na recuperação das pessoas que contraíram a doença, é um progresso que estamos tendo em nosso município, com isso os resultados obtidos estão sendo satisfatório”, falou Hamilton.

 A prefeita Francieli Magalhães ressaltou que, a gestão está buscando sempre preservar a vida da população, e que neste momento, os trabalhos realizados na saúde do município, tem contribuído de forma positiva na atenção dada a população.

“Queremos resguardar a vida de nossa gente, e sempre buscamos fazer uma gestão trabalhando em prol dos munícipes, atualmente com os trabalhos desenvolvidos pelo secretário de saúde Hamilton, estamos nos tornando referência no tratamento pós Covid”, finalizou Francieli.

Unidade Descentralizada disponibilizou um telefone para o atendimento, para que seja sanada todas as dúvidas sobre a doença.

Telefone UDR: (65) 9 9993-4193

Por Jota Jota
Fotos: Assessoria/ Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.