PF deflagra operação contra venda ilegal de ouro em MT
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (24) a quarta fase da Operação Papagaio de Ouro, com o objetivo de coibir a comercialização ilegal de ouro na região de Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal em Cáceres.
A investigação envolve a compra de ouro proveniente de garimpos irregulares, que posteriormente é vendido por meio de cooperativas como se fosse legal.
Destaca-se nesta fase a participação de lojas autorizadas para a compra e venda do metal.
Operação Papagaio de Ouro faz referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início, em que a Polícia Federal recebeu uma denúncia de que a área estava sendo poluída com os rejeitos de um garimpo ilegal.
O começo
A primeira fase da operação ocorreu em 2020, com o objetivo de investigar a exploração ilegal de ouro na região de Pontes e Lacerda.
À época, as investigações apontavam que pai e filho teriam explorado por mais de cinco anos um garimpo ilegal de grandes proporções, tendo eles obtido grandes lucros com a empreitada.
Segundo os investigadores, a dupla estava prestes a vender a área em uma “transação milionária”. A compradora, uma mineradora da região, tentaria regularizar o empreendimento.
Na operação, os bens dos investigados foram bloqueados, tendo em vista que houve indícios de que a aquisição do garimpo foi quitada com os lucros da própria exploração ilícita de ouro.
Comentários estão fechados.