Na noite desta quarta-feira 13.09.2023, aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, a “Conferência Municipal de Cultura”, o evento é realizado pela Prefeitura de Leverger, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), para debater ações que visam o desenvolvimento da cultura e do turismo no município.
Um dos participantes da Conferência, Vital Siqueira, que se produz como uma personagem, que mantém os costumes regional em seu linguajar, “Comadre Pitú”, é importante debater, traçar os caminhos onde queremos trilhar com a nossa cultura, temos o potencial em nosso município, temos o nosso produto, e é de excelente qualidade,
“Precisamos mais ações que provoque o poder público, para auxiliar o desenvolvimento daquilo que temos e produzimos em nosso município, culturalmente falando, isso é importante, uma vez que a nossa Leverger, possuí um leque grandioso, quando falamos em Cultura”, destacou Vital.
“Estiveram participando do evento, representantes dos grupos folclóricos, Boi Estrela; Boi Pantaneiro; Siriri Arco Íris; Flor da Moreninha; Vitõria Régia; Siriri de rua Unidos do Lixá; Arte Cidadã e a Associação Tronco de Arueira”.
Confira os temas que foram debatidos pelos participantes
Eixo 1
Institucionalização, marcos legais e sistema nacional da cultura
Eixo 2
Democratização do acesso a cultura de participação social
Eixo 3
Identidade, patrimônio e cultura
Eixo 4
Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural.
Eixo 5
Economia criativa, trabalho e renda e sustentabilidade
Eixo 6
Direitos as artes e linguagens digitais.
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gisele Carignani representante do Conselho de Estadual da Cultura pela Unemat, destaca a importância de conhecer e aprofundar estudos que falam sobre os costumes, e colocar trazer para o debate, as propostas que pode fomentar as ações culturais.
“O objetivo é fortalecer a política pública voltada para a cultura, quando existe a necessidade de debater ações, que vão desde a qualificação da mão de obra, até a finalização do produto ofertado”, pontuou Gisele.
O secretário de Cultura e Turismo em Leverger, Harielson Ricardo falou que a comunidade precisa ser mais participava nas conferências que debatem melhorias para cultura local.
“Nós estamos trabalhando, buscando trazer qualificação para quem participa de grupos folclóricos, e vemos que a nossa população, tem deficiência em estar envolvido nessas ações, então, isso é importante para que possamos estar promovendo desenvolvimento da cultura levergense”, afirmou Harielson.
A Vice-prefeita, Giseli Ribeiro que esteve representando a administração, relatou que a prefeita Francieli está sempre buscando, debater as políticas públicas culturais em Leverger, com o objetivo de colocar em prática, ideias que promovem o desenvolvimento da cultura.
“Estamos felizes por estar aqui, auxiliando nesse projeto que busca levar conhecimento aos grupos folclóricos, para promover trabalhos que movimentam o setor cultural do município”, finalizou Giseli.