Leverger se torna referência no “Programa Criança Feliz”

Promovendo integração entre 11 municípios, a Prefeitura de Leverger, em parceria com a Setasc, ( Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania), realizou o curso de cuidadores, do Programa Social “Criança Feliz”, através da Secretaria de Assistência Social.

O principal objetivo do encontro, é de promover conhecimento para pessoas que trabalham com visitações às famílias, quando se encontram em situação de vulnerabilidade, visando proporciona o bem estar da população inseridas no Programa.

“Os municípios que participaram foram; Diamantino; Denise; Barra do Garças; Confresa; Nova Mutum; Ribeirão Cascalheira; Cuiabá; Alto Boa Vista; Terra Nova do Norte; Nossa Senhora do Livramento”.

De acordo com a coordenadora de Programas e Projetos do SUAS-Setasc, Marielza, Leverger é o município que mais desenvolveu trabalhos voltados aos cuidados das famílias nos últimos anos, com isso, se tornou a cidade modelo para que pude ser realizado o curso.

“O município foi escolhido para sediar as aulas práticas, pela qualidade do excelente trabalho que vem sendo realizado dentro do Programa, “Criança Feliz” (PCF), desta forma, optamos por fazer a mentoria aqui, quando temos oportunidade de obter conhecimentos, que não conseguimos captar em algumas cidades, estamos levando alguns métodos aplicados neste encontro, como modelo, para serem implantados nas demais cidades”, disse Marielza.  

O secretário de Assistência Social no município, Rafael Lima considera o convite, um privilégio, uma vez que os trabalhos tem se tornado referência no estado.

“Não poderíamos deixar de aceitar esse convite, para realizar as ações de capacitação as equipes que trabalham como visitadores, supervisores e multiplicadores, sempre destacando o empenho dos funcionários dentro do Programa”, afirmou Rafael.

A prefeita, Francieli Magalhães ressalta a importância da parceria com a Setasc, uma vez que essa ação proporciona melhorias significativas ao município.

“Ficamos felizes pelas ações que estão sendo realizadas em nossa cidade, são trabalhos como esses, que fazem Leverger estar no caminho do desenvolvimento, sempre preparando seus funcionários para o novo, e isso é muito importante, nós só temos que agradecer aos colaboradores, por estarem empenhados em querer se qualificar para prestar bom atendimento à população”, finalizou Francieli.

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz tem caráter intersetorial, ou seja, envolve várias políticas públicas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Sendo assim, o Criança Feliz agrega as políticas de assistência social, educação, cultura, saúde, direitos humanos, entre outras, tendo sua coordenação na Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério da Cidadania.

Como a visita domiciliar constitui estratégia fundamental do programa Criança Feliz, o conhecimento dos profissionais que atuarão no atendimento às famílias sobre a oferta de políticas e serviços da rede, existentes nos territórios, nos campos da assistência social, saúde, cultura, educação e direitos humanos possibilitará o suporte adequado às demandas identificadas.

O programa Criança Feliz tem o seguinte público-alvo: 

  • Gestantes e crianças de 0 a 36 meses e suas famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;
  • Crianças de 37 a 72 meses e suas famílias beneficiárias do BPC1;

Crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Fotos: Assessoria
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.