Há mais de 60 anos, celebrando o aniversário do município, e percorrendo a rota feita pelos bandeirantes, os festeiros do glorioso Santo Antônio, subiram navegando o rio Cuiabá acima, com a imagem do padroeiro, até Igreja Matriz.
Pescador e morador da comunidade ribeirinha, Barranco Alto, o senhor Pedro Marques de 69 anos, falou sobre a tradição, de navegarem com o Santo, rio acima.
“Desde criança acompanho esse feito, que os festeiros estão fazendo, antes vinha com meus pais, e hoje estamos seguindo com nossos costumes, fico feliz por cada ano esta junto participando, é uma honra para nós que somos ribeirinhos”, declarou o senhor Pedro.
A secretária de cultura, Quitéria Costa destaca que a tradição merece ser preservada.
“Hoje estamos acompanhando a procissão fluvial, juntamente com os devotos, e os curueiros, assim, mais um ano seguimos, com nossa tradição viva”, disse Quitéria.
A prefeita, Francieli Magalhães ressaltou, a importância da participação da gestão no desenvolvimento cultural.
“É muito gratificante, poder estar acompanhando essa festividade religiosa, que celebra o aniversário da cidade, estamos empenhados, buscando sempre estar incentivando a fomentação da nossa tradição”, finalizou Francieli.