Em parceria com a Associação dos Municípios de Mato Grosso, Leverger sediou na manhã desta terça-feira, 17.06.2024, uma audiência pública com objetivo de debater, assuntos sobre o Selo de Qualidade, para os produtos da agricultura familiar, no auditório da Câmara Municipal.
O principal objetivo do debate, é a implementação de como os pequenos produtores podem obter o Selo para comercialização dos seus produtos.
“Para maiores esclarecimentos, os produtores devem procurar a Empaer, que está funcionando temporariamente anexa a Câmara de vereadores em Leverger”.
De acordo com a servidora da Associação dos Municípios de Mato Grosso (AMM), Natacha de Carvalho destaca o passo a passo de obtenção do Selo.
“O nosso objetivo, é mostrar o caminho a ser percorrido pelos produtores, até garantir a oficialização dos produtos, para poderem ser vendidos, tanto nos mercados, como também, participar de licitação, visando o fornecimento de produtos às escolas, tanto estaduais, como também, municipais”, declarou Natacha.
O produtor da região de Córrego do Ouro, senhor Omar declarou que é importante, haver esse tipo de debate, que visa orientar as pessoas.
“Para nós que trabalhamos com a terra, sabemos da importância de ter alguém que fale e oriente os pequenos produtores, afim que possamos obter o Selo de Qualidade dos nossos produtos, seguindo o passo a passo”, afirmou Omar.
O secretário de agricultura no município, Edson Beraldi ressalta que a pasta, está sempre trabalhando junto com os produtores rurais.
“É importante debater a política pública, voltada a agricultura familiar, o nosso município possui várias famílias que sobrevivem disso, com isso, trazer essa mentoria, valida muito, a inserção dos produtores no mercado”, destacou Beraldi.
O presidente da Câmara, Rômulo Queiroz ressaltou a aprovação do Selo na Casa de Leis.
“Vemos que é de extrema importância para Leverger, o Selo de Qualidade, contudo, aprovamos por unanimidade Projeto de Lei, quando chegou na casa, e tenho certeza que vai fazer diferença na vida dos produtores do nosso município”, afirmou Rômulo.
A prefeita, Francieli Magalhães que esteve presente na Audiência, reconhece a necessidade do Selo, como garantia para quem está inserido no programa da agricultura familiar.
“Conheço bem os anseios dos nossos produtores rurais, sei das dificuldades enfrentadas, mas, a nossa gestão está trabalhando, junto com parceiros que são, AMM e Empaer, realizando os serviços nas partes técnicas, incentivando o aumento das produções, e tenho certeza, que juntos estaremos cada vez mais fortes, e teremos os nossos produtos com o Selo de Qualidade garantidos”, finalizou Francieli.