A educação do lar é diferente do conhecimento das escolas e dos colégios , os pais ensinam educação de viver , comportar e relacionar , os professores ensinam o conhecimento geral do mundo histórico , científico , tecnológico , civilizado e globalizado.
Ou seja , não é na escola que nos ensinam a sentarmos corretamente em uma mesa para alimentarmos , não é na escola que ensinamos a hora certa de falar em uma conversação , não é a escola que ensinamos a respeitar e considerar as todas pessoas humanas , posto isso , vamos avançar em outros quesitos.
É no lar que os pais ensinam os filhos a comer e agradecer todo o alimento da mesa , jamais deixando os próprios filhos escolherem e comerem somente o que querem comer , no nosso lar comiamos o que estava sobre a mesa agradecidos , nossos pais não permetiam esses luxos e excessos.
No nosso lar não tinhamos benefícios ou escolhas deste ou aquele filho , todos saibam que seriam tratados semelhantes e iguais , sem distinção , praticamente o modo de vestir era em comum com todos , nada de cometer preciosismos individuais para este ou aquele filho.
No nosso lar os deveres e direitos eram de ser observados por todos , cada um tinha que responder por suas obrigações , nada de recusa ou adiamentos , as ordens das coisas coletivas deveriam imperar sobre nossas demandas individuais , depois sim de executadas poderíamos fazer as nossas próprias.
No nosso lar nós não tínhamos direito de faltar aula por motivo algum , nada poderíamos nos afastar do conhecimento que a escola nos dava , nossos pais não admitiam faltas por motivos fúteis , tipo , aniversário de amigo , pequeno incomodo , estudar mais para a prova do dia seguinte , uniforme velho , marcar médicos na hora da aula era impossível , nada disso , íamos para a escola e pronto.
Fomos criados assim sem traumas e seguelas existenciais , nada de tristeza em nossa infância temos para contar , só agradecer , fomos criados dentro da realidade do custo e ganho do nosso lar , nada de dar passos largos e gigantes , tudo bem compassado e planejado.
Hoje o que vemos é uma geração de filhos cheios de proteções e cuidados excessivos dos pais que os fazem cada vez mais cristais , frágeis e medrosos , por outro lado , quando sem limites são perigosos e perturbados , ou seja , consequência da falta de educação no lar.
Temos uma neta com oito meses que terá que sentar educadamente a mesa da alimentação , saber a hora de falar , se portar com respeito para com o próximo , não exigir comida predileta , mas sim , comer o que todos comem na casa , e frequentar normalmente a escola sem falta indevidas , respeitar o direito de todos e executar os seus deveres.
Se isso é ser duro e inflexível como nos pais que nos criaram bem foram , nós fomos e nossos filhos pelo andar da carruagem serão , pois não queremos criar pessoas com vícios de egoísmo e vaidade exacerbados e desocupadas , prejudicial a nossa coletividade.
Os filhos de hoje que os põem a perder são os seus próprios pais que não sabem educar , pois a escola não é lugar de educar , a escola é local de dar conhecimento , muitos passam essas responsabilidades.
Triste ver a irresponsabilidade , desconhecimento , descompromisso , preguiça e pouco caso de muitos pais para com seus filhos , muitos pais estão estragando os seus filhos.
Pensem nisso.