Na manhã desta terça-feira, 6 de agosto de 2024, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), organizou uma palestra em Leverger, com o objetivo de debater e conscientizar sobre a violência contra as mulheres. O evento faz parte das atividades do “Agosto Lilás”, uma campanha voltada para a diminuição dos índices de violência contra a mulher na sociedade. O tema da palestra foi “Não é Não”.
“Dia 07 de agosto de 2024, a Lei Maria da Penha completa 18 anos de criação, destacando-se como um marco na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. Durante o evento, foram ressaltados os canais de denúncia, que podem ser acionados pelos telefones 180 e 190”.
A palestra contou com a participação de alunos da Escola Estadual Hermes Rodrigues. Entre eles, Maria Alice, estudante do primeiro ano do ensino médio, falou sobre a importância do evento.
“Fico feliz em poder conhecer um pouco mais sobre os direitos das mulheres, e aprendermos a identificar os perigos que corremos, ao nos envolvermos com algumas pessoas. Precisamos conhecer cada um antes de querer estar com alguém”, disse a jovem de 16 anos.
A capitã da Polícia Militar, Denise Valadão, integrante da Patrulha Maria da Penha, também esteve presente e falou sobre a violência contra as mulheres em diversas fases da vida.
“Nossa sociedade ainda enfrenta muitos problemas, quando falamos sobre violência contra mulheres. São diversos casos, desde uma simples invasão de privacidade até agressões físicas, precisamos fortalecer as ações visando a redução nos casos de feminicídio”, destacou a capitã.
Para tornar a palestra mais interativa, foram realizadas dinâmicas e brincadeiras, todas voltadas para o tema do “Agosto Lilás”.
O palestrante, Celso Bicudo enfatizou a importância do amor próprio e do respeito aos direitos alheios.
“Precisamos ter amor próprio para respeitar os direitos alheios e construir nosso lar com harmonia”, afirmou Celso.