Hoje o Mimoso tem um digno e respeitado cidadão de nosso município de Leverger de Antigamente fazendo 84 anos se estivesse aqui presente entre nós , o popular “Seo Duquinho”.
Filho das terras pantaneiras do mais ilustre Marechal do Exército Brasileiro, o mimoseano Cândido Mariano da Silva Rondon , também , mimoseano “Seo Duquinho” nasceu , cresceu e se criou em meio a um ambiente exuberante e de beleza encantadora.
Nascido na residência de família tradicional na região , filho da Dona Maria Leonina da Silva e do Senhor Ari Queiroz das Neves , ambos fiéis cidadãos daquele rincão , ativos agricultores e líderes representantes dos comunitários.
Casa bem movimentada e muito festiva com númerosos filhos , dez com “Seo Duquinho” , vieram ao mundo : Sandoval , Durval , Berenice , Maria Joana , Ana Maria , Benaci , Beneci , Andiara e Laudelina , quase um time completo.
Na área social o “Seo Duquinho” sempre buscou as melhorias do seu amado Mimoso e região , aguerrido nas lutas e conquistas , representou toda a sua comunidade , sendo eleito vereador e sendo diplomado em 15/11/1976.
Com sua fiel companheira Dona Romana puxou um pouquinho os seus pais e trouxe ao mundo sete filhos da relação matrimonial , sendo :
Willian , Wilson , Miriam , Marina , Airton , Acimar e o Rômulo , popular “Rominho” , hoje presidente da nossa Câmara Municipal de Leverger.
Homem que gostava e adorava uma boa festa e confraternização por toda a região , uma roda de cururu era o seu ponto fraco , cantar , então , era tudo que amava fazer junto dos seus amigos e parceiros , por noite afora até o dia amanhecer , era a cultura e o costume.
Os políticos que procuravam o tradicional e famoso Mimoso , tinham por obrigação e o dever de passar pela sua casa e levar uma boa prosa com o “Seo Duquinho” , era uma das referências de toda a comunidade e a bem representava.
Há alguns anos partiu e deixou um legado aos seus amigos e conhecidos , aliás , inesgotáveis tanto nas questões sociais e políticas , que é a sua grande família , suas noras e genros : Otávio , Edivaldo , Duquinho , Joana , Jucimeire , Regianne , Cristiane e Geyse que o digam.
Vieram os netos : Ana Carolina , Alyne , Amanda , Murilo , Octávio , Guilherme , Alice e Elisa Romana , além do bisneto Joaquim , a população do Mimoso deve muito a sua densidade populacional ao “Seo Duquinho” e a Dona Romana , como os seus pais.
Hoje a nossa homenagem é em referência aos seus 84 anos se por aqui estivesse , uma singela e justa recordação e lembrança desse digno cidadão mimoseano que fez sua história por longos anos quando aqui viveu , deixou em muitos momentos de saudades e bençãos.
Nós do Leverger de Antigamente desejamos aos seus familiares e amigos muita luz e paz nos seus corações o legado do “Seo Duquinho” é o povo estimado e querido que Ele semeou e deixou por esse nosso rincão.
Que Deus o abençoe e proteja sempre , ilumine sua jornada celestial onde estiver que esteja nos planos superiores.
Muita paz e bem ao seu coração.
Avante “Seo Duquinho” do Mimosos.