Presidente do Tribunal de Contas mostra preocupação com chegada do Trem em Cuiabá
Uma comitiva acompanhou Sergio Ricardo nas obras da RUMO na região de Rondonópolis.
Técnicos, assessores e jornalistas, acompanharam o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Sérgio Ricardo, no último dia 22.08.2024, em Rondonópolis, nas fiscalizações em vários trechos das obras do Rumo.
Rumo: A empresa responsável pela construção e transporte via ferrovia, que interliga Mato Grosso aos principais portos do Brasil.
Hoje, o terminal ferroviário de Rondonópolis, cidade localizada a cerca de 220km de Cuiabá, transformou a região, com investimentos bilionários, a Rumo levou desenvolvimento, gerando milhares de empregos de forma direta em indireta, mostrando os verdadeiros trilhos do progresso ao município.
Em busca de atender toda demanda mundial, a Rumo já tinha anunciado outros bilhões de investimentos, nas extensões dos trilhos, e construções de novos terminais, em Dom Aquino; Cuiabá; Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
O presidente do TCE, conselheiro Sergio Ricardo, não escondeu a satisfação de presenciar os andamentos das obras, mas também, buscou a confirmação da chegada dos trilhos e a construção do terminal ferroviário, em Cuiabá.
“Podem contar com Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, estamos aqui para ajudar no que for preciso, mas também, viemos em busca do compromisso da Rumo, com a chegada dos trilhos e a construção do terminal, na capital. Vemos que tudo está funcionando, quando se diz respeito ao agronegócio, porém temos gente na cidade mais populosa do estado, a minha sugestão é o transporte de pessoas, para proporcionar melhores condições de vida”, disse Sérgio Ricardo.
“Para Sérgio Ricardo, o povo cuiabano deverá ser beneficiado com transporte de qualidade, seguro e acessível, que a Rumo poderá proporcionar na região. Uma viagem entre Cuiabá e São Paulo de trem”.
O gerente de relações institucionais e governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino de Stéfani assegurou que os trilhos e o terminal ferroviário de Cuiabá, serão construídos e fazem parte dos projetos de desenvolvimento da empresa.
“Agradeço a presença do presidente do Tribunal de Contas na sede de Rondonópolis, aqui o senhor está vendo como estamos trabalhando, são 100 frentes de obras, cerca de cinco mil colaboradores. Temos compromisso com Cuiabá e outras cidades, que fazem parte deste Mato Grasso, que tanto produz neste Brasil”, disse Rodrigo Verardino de Stéfani.
“A Rumo já avançou com as obras, cerca de 170km em direção a Primavera do Leste, desde o anuncio da ampliação da malha ferroviária no estado”.
Com pormenores programado e comprometido, pelo que tudo indica, a lenda das décadas de 60 e 70, que dizia “quando o trilho do trem de Vicente Vuolo chegar em Cuiabá”, conotação aplicada como um posicionamento incrédulo ou até de deboche, agora cairá por terra, um sonho de décadas para alavancar o desenvolvimento da região, está se tornando realidade, com Cuiabá nos trilhos da Rumo.
Foto Capa: Felipe Godói