Leverger adere a “Xepa” e inicia cadastro de pessoas com 18 anos ou mais para receber imunizante

“Xepa”, a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou o cadastro de pessoas com mais de 18 anos e sem comorbidades, para receberem as doses das vacinas contra a Covid-19, no município.

“Xepa”, foi o nome dado à aplicação das doses que sobram ao final do dia nos postos de vacinação.

A orientação da Secretaria da Saúde de Leverger, é que as pessoas se inscrevam nas Unidades Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência (no caso da zona rural), e na Secretaria Municipal de Saúde (no caso da sede), com um documento de identidade com foto, como RG e CNH, e com um comprovante de residência.

Para o secretário de saúde do município Hamilton Silva, as vacinas precisam ser aplicadas quando aberta, por isso exige uma logística para o armazenamento, e a imunização das pessoas que se enquadram no público alvo.

É proibido descartar qualquer dose de vacina, por isso, existe a necessidade em ter uma estratégia, para que nenhuma dose seja perdida, e a fim de tornar o processo igualitário, dessa forma, será criada uma lista com o nome e telefone das pessoas interessadas, caso sobre alguma dose, a nossa equipe ira ligar para os inscritos, que receberam o imunizante”, disse Hamilton.

A ordem de vacinação para o público da “Xepa”,  será de acordo com o cadastro nas Unidades de Saúde, as vacinas que estão sendo aplicadas são da Astrazeneca (Fiocruz), CoronaVac, Pfizer e Janssen (Jhonson e Jhonson), cada uma, possui data de validade diferente, então não há como saber qual vacina sobrará para aplicação.

A prefeita Francieli Magalhães Vieira Pires destaca que, a gestão tem trabalhado para garantir a imunização de toda a população, e entende que nesse momento, todas as possibilidades para a imunização da população tem que ser feita.

Sabemos que todas as vacinas são consideradas eficazes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em reduzir a gravidade da Covid-19, o importante é respeitar o intervalo entre as doses, para isso, temos que realizar ações que vão vacinar toda a população, garantindo o acesso de todos as vacinas contra o Coronavírus”, finalizou Francieli.

Fotos: ICTQ

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.