Câmara rejeita emendas e aprova LDO de R$ 4 bilhões para Cuiabá

Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá aprovaram, na tarde desta quinta-feira (22), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2022, que prevê receita estimada de R$ 4,08 bilhões.

Ao todo, 19 vereadores foram favoráveis ao projeto, enviado pelo Executivo no mês de maio, e 15 emendas foram rejeitadas pela Comissão de Acompanhamento Orçamentário. Dois vereadores votaram contrários ao projeto, sendo eles Diego Guimarães e Tenente-coronel Paccola ambos do Cidadania.

De acordo com a proposta da Prefeitura, entre os investimentos na área de infraestrutura estão as construções do Contorno Leste, da trincheira do Círculo Militar, e de um viaduto no Centro de Eventos Pantanal e outro no Santa Rosa. A LDO também prevê a construção de seis parques na cidade.

Para discutir a proposta, a Câmara realizou três audiências públicas neste mês de julho. A última foi realizada na segunda-feira (19).

Apesar disso, alguns vereadores não saíram satisfeitos com o texto final. Foi o caso da vereadora Edna Sampaio (PT), que apresentou 11 emendas e todas foram negadas.

“Acho que, infelizmente, perdemos mais uma oportunidade dessa Casa demonstrar a sua capacidade de ajudar a governar o município melhorando as ações do Poder Executivo. Foi feita uma interpretação que eu considero um malabarismo do regimento interno da Casa”, criticou a parlamentar, após a sessão.

O presidente da Comissão de Acompanhamento Orçamentário e relator da LDO, vereador Chico 2000 (PL), negou a alegação da vereadora e afirmou que as emendas foram apresentadas fora do prazo.

“Protocolaram as emendas após todo o texto da LDO ter sido discutido amplamente nas três audiências públicas, e essas emendas não participaram das audiências. Por essa razão, a comissão rejeitou todas”, afirmou.

Agora, a LDO será encaminhada para o Executivo, que deverá enviar, nos próximos meses, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA).

Comentários estão fechados.