SAÚDE

Projeto garante políticas públicas para tratamento do câncer infantil

A ação do deputado estadual João Batista do Sindspen, tem o objetivo de aumentar os índices de cura dos pacientes entre 0 e 19 anos.
23 de outubro de 2020
João Batista

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), durante a sessão desta última terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou o projeto de lei n° 902/2020, que institui a “Política de Atenção à Oncologia Pediátrica no Âmbito do Estado de Mato Grosso”.

O objetivo, como explicou o parlamentar, é buscar o aumento dos índices de sobrevida, redução da mortalidade, redução do abandono ao tratamento e a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer, por meio de ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos.

“Temos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no qual observamos que o câncer infatojuvenil, é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 e 19 anos no Brasil. São crianças e adolescentes que precisam da inteira atenção do poder público”, explicou João Batista.

Conforme aponta o levantamento do Inca, o câncer em idade pediátrica acomete cerca de 8.460 brasileiros. Ao contrário do que acontece com adultos, o câncer em crianças não têm fatores de risco associados reconhecidos como: tabagismo, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, falta de exercícios físicos ou exageros na dieta.

O parlamentar explicou que seu projeto atende uma necessidade que, no momento, é “desassistida” pelo poder público. “As políticas públicas vigentes tem como essência o modelo de câncer de adultos, que é muito distinto do perfil de doença agressiva e de maior complexidade característica da maioria dos tumores pediátricos”, disse.

Para João Batista, é necessário adotar medidas educativas para o diagnóstico precoce do câncer infantil, dando assim mais celeridade no início dos tratamentos. “Acredito que com a criação de uma ‘Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica em Mato Grosso’, iremos salvar vidas de milhares de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer infantojuvenil”, finalizou.

Deixe uma resposta


Sobre Nós

CNPJ: 35.582.297/0001-25

Jornalista Responsável

José Maria do nascimento

DRT: 0002633/MT


Contato

Ligue para nós


Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: