SAÚDE

Projeto garante políticas públicas para tratamento do câncer infantil

A ação do deputado estadual João Batista do Sindspen, tem o objetivo de aumentar os índices de cura dos pacientes entre 0 e 19 anos.
23 de outubro de 20203min
João Batista

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), durante a sessão desta última terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), apresentou o projeto de lei n° 902/2020, que institui a “Política de Atenção à Oncologia Pediátrica no Âmbito do Estado de Mato Grosso”.

O objetivo, como explicou o parlamentar, é buscar o aumento dos índices de sobrevida, redução da mortalidade, redução do abandono ao tratamento e a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes com câncer, por meio de ações de prevenção, detecção precoce, tratamento, assistência social e cuidados paliativos.

“Temos dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no qual observamos que o câncer infatojuvenil, é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de 0 e 19 anos no Brasil. São crianças e adolescentes que precisam da inteira atenção do poder público”, explicou João Batista.

Conforme aponta o levantamento do Inca, o câncer em idade pediátrica acomete cerca de 8.460 brasileiros. Ao contrário do que acontece com adultos, o câncer em crianças não têm fatores de risco associados reconhecidos como: tabagismo, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, falta de exercícios físicos ou exageros na dieta.

O parlamentar explicou que seu projeto atende uma necessidade que, no momento, é “desassistida” pelo poder público. “As políticas públicas vigentes tem como essência o modelo de câncer de adultos, que é muito distinto do perfil de doença agressiva e de maior complexidade característica da maioria dos tumores pediátricos”, disse.

Para João Batista, é necessário adotar medidas educativas para o diagnóstico precoce do câncer infantil, dando assim mais celeridade no início dos tratamentos. “Acredito que com a criação de uma ‘Política Estadual de Atenção à Oncologia Pediátrica em Mato Grosso’, iremos salvar vidas de milhares de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer infantojuvenil”, finalizou.


Sobre Nós

CNPJ: 35.582.297/0001-25

Jornalista Responsável

José Maria do nascimento

DRT: 0002633/MT


Contato

Ligue para nós



Mais Lidas

13 de abril de 2021

Projeto garante políticas públicas para tratamento do câncer infantil

13 de abril de 2021

Projeto garante políticas públicas para tratamento do câncer infantil

13 de abril de 2021

Projeto garante políticas públicas para tratamento do câncer infantil