Leverger sedia primeiro “Pedal Pantaneiro” com mais de 200 participantes

Uma iniciativa, das parcerias entre SEBRAE; IGR Pantanal e a Prefeitura do município, resultou na realização do primeiro Pedal Pantaneiro, ocorrido no último domingo 12.03.2023.

O evento, reuniu mais de 200 ciclistas que percorreram uma distância de aproximadamente 85 km, saindo de Santo Antônio de Leverger até Barão de Melgaço, que completou 69 anos de emancipação política.

De acordo com o presidente do IGR (Instância de Governança Regional), José Marcos Vargas ressalta que o evento, é um teste para fomentação do turismo nos municípios de Leverger e Barão de Melgaço.

“O passeio ciclístico tem como objetivo, legitimar a ação de desenvolvimento econômico que tem base o turismo, com vendas de produtos artesanais, preservando a cultura pantaneira, é o primeiro de muitos outros que pretendemos fazer”, destacou José Marcos.

 

“Durante o passeio, uma Viola de Cocho foi sorteado entre os participantes, ofertado pelo artesão Alcides, que produziu o instrumento especialmente para o evento”.

O programa Líder Pantanal, atende cerca de sete municípios situados na baixada cuiabana, como também aqueles que estão inseridos na ação do IGR Pantanal, sendo eles : Itíquira;   Santo Antônio do Leverger; Barão de Melgaço; Poconé; Livramento; Cáceres; Lambari d’Oeste e Porto Esperidião.

Há três anos praticando o ciclismo, Rosemeire ficou emocionada com o discurso da Prefeita Francieli, e ressaltou ainda, que além de praticar o passeio, ela participa de competições profissionais.

“Os organizadores do evento estão de parabéns, a prefeita do município, mostrou interesse em estar contribuindo com o pedal, é disso que precisamos, de pessoas que olhem para o ciclismo, não apenas como um esporte, mas também, como meio de cuidado da saúde”, afirmou Rosemeire. 

As atividades desenvolvidas pelo SEBRAE-MT, visam a geração de fluxo turístico, além do conhecimento sobre a regiões pantaneira, valorizando na preservação da cultura pantaneira, contribuindo com o comércio e produção de artesanatos, como também, exposição e degustação dos produtos.

 

“Equipes do Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e profissionais da saúde do município, estiveram acompanhando os ciclistas durante todo o trajeto, garantindo a segurança de todos”.

A prefeita, Francieli Magalhães esteve presente na abertura do evento, que ocorreu às 04hs da manhã, em frente a Casa do Artesão, e falou sobre os planos futuros que visa atender melhor os ciclistas que chegam no município.

“Sabemos do potencial da nossa cultura, sendo as danças tradicionais, produção e confecção de artesanatos, como também, as ruinas históricas das usinas, hoje ver os ciclistas participando desse pratica esportiva, mostra que pedalar é uma terapia e a saúde agradece. Com o objetivo de melhorar ainda mais a recepção dos ciclistas no município, estamos elaborando um projeto, para construir um espaço dedicado a quem pratica o pedal”, salientou Francieli.

Devido o sucesso da 1ª edição, está prevista, mais edição do Pedal Pantaneiro para o próximo dia 09.05.2023, entre as cidades de Livramento e Poconé, e cerca de 500 pessoas são esperadas, para participarem do evento.

Fotos/ Assessoria
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.