“Direita Ativa” Bolsonaro abre caminhos para 2024

O retorno do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) em território brasileiro, vem motivando várias indagações e alimentando expectativas, tanto para reestruturação e ampliação do Partido Liberal (PL), como também, na condução das ações de lideranças que vão concorrer aos cargos de vereadores e prefeitos nas próximas eleições de 2024.

Hoje, é correto afirmar que o sistema político brasileiro sofreu alterações, que modificou a condução das tratativas sociais, políticas, econômica e eleitorais, possuindo uma ala direita ativa, uma esquerda que mesmo sendo detentora do poder, demonstra que não estava preparada para atuar com uma bancada de oposição, como atualmente enfrenta.

Desta forma, a chega do ex-presidente motiva os milhões de apoiadores que compactuam com a mesma linha de conduta, Deus, pátria e família. Nos milhares de municípios que compõe o território nacional, o grupo Bolsonarista como é chamado, já estuda integrar os principais embates eleitorais.

Em Mato Grosso, estado onde o ex-presidente teve a maioria dos votos na última eleição, a tendência requer um empenho potencializado da ala petista, caso queriam obter êxitos nas disputas municipais do próximo ano, eles ainda devem contar com o resultado do desempenho da gestão Lula, avaliar se a presença da maior estrela do partido é positiva ou negativa para os candidatos da região.

Devido o resultado da última eleição no estado, a tendência é bem distinta, e a possibilidade da visita de Bolsonaro na região, os ânimos tendem a ficar exaltados. Vale ressaltar que é uma tendência, até porque, depois da temporada do ex-presidente nos Estados Unidos, ainda não se tem de fato, dados que comprovam a real popularidade desta liderança na atualidade.

Para quem não se lembra, milhares de manifestantes, indignados com o resultado da eleição presidencial, permaneceram em uma longa temporada de manifestação na capital nacional, esperançosos por um ato que viesse mudar a história política.

Como não aconteceu a reviravolta, o retorno do até então principal líder da direita ao Brasil, já movimenta o cenário da política, devido ao fato de que as tratativas de composição dos grupos, para disputa eleitoral de 2024, estão “a todo vapor”.

Em Cuiabá, por exemplo, capital de Mato Grosso, possui várias cogitações com nomes de políticos declarados Bolsonaristas, por exemplo: os deputados, Fábio Garcia (União) e Abílio Júnior (PL), mostrando que a direita além de estar estruturada, possui muitas opções.

Pode até parecer que 18 meses é muito tempo, para formar um grupo com reais chances de disputar para vencer uma eleição, já está atrasado, ainda mais se for enfrentar um concorrente detentor do poder, com a “máquina” nas mãos, em busca da reeleição. Desta forma, a previsão dos especialistas em ciências política, para os próximos dias é de correria, muita reunião, troca de cadeiras, revelações para poder reestruturar a base em 2024, de olho em 2026.

Por Lauro Nazário
Fotos: O Documento
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.