Um salto na qualidade da atenção primária a saúde: Leverger alcança nota de 8.33 no Previne Brasil

No cenário da saúde pública do Brasil, onde desafios e demandas são constantes, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou a mais recente conquista de Santo Antônio do Leverger: uma nota impressionante de 8.33 no sistema de avaliação Previne Brasil. Essa conquista destaca o comprometimento da cidade, com a excelência na Atenção Primária à Saúde (APS), e a qualidade dos serviços prestados para população.

O Previne Brasil, é um sistema de avaliação que mede o desempenho dos municípios brasileiros, na área da Atenção Primária à Saúde. Ele considera diversos indicadores de saúde e a qualidade dos serviços oferecidos à população, sendo um importante instrumento para orientar melhorias e investimentos na saúde pública.

Santo Antônio do Leverger, com sua nota de 8.33, superou a média nacional de 7.5, demonstrando um compromisso excepcional com o bem estar de seus cidadãos. Essa conquista não é apenas um número, mas reflexo do trabalho árduo das equipes de saúde, do planejamento estratégico eficiente, e da dedicação em fornecer atendimento de qualidade.

Um dos fatores chave que contribuiu para essa alta pontuação, é a cobertura de 100% da APS no município, com 17.422 cadastros individuais no sistema eSus/PEC. Além disso, Leverger conta com uma infraestrutura robusta, incluindo 6 Unidades de Saúde da Família e uma EAP (Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde). A equipe de saúde é composta por 37 agentes comunitários de saúde, 7 médicos, 10 enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem, abrangendo as prestações dos serviços de saúde às comunidades.

Para o secretário de saúde no município, Hamilton Silva, Leverger tem registrado marcos históricos nos serviços ofertados pela pasta, representando grande avanço no setor.

“Durante o período de abril a setembro de 2023, foram realizados impressionantes 50.948 mil atendimentos, sendo desde consultas individuais, odontológicos, com atividades coletivas, procedimentos médicos, vacinação e visitas domiciliares, realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e pela equipe da Estratégia da Saúde da Família, tudo isso, é graças aos investimentos feitos na inovação de prontuários, que agora funcionam eletrônicamente”, disse Hamilton.

A cidade também oferece instalações adicionais essenciais, como um centro de reabilitação, laboratório de prótese odontológica e o Hospital Municipal de Saúde, garantindo atendimento considerado pela população como de alta qualidade.

Além de melhorar a qualidade da assistência à saúde, a nota de 8.33 no Previne Brasil, também tem implicações financeiras positivas para o município, refletindo no programa de financiamento da APS (Atenção Primária à Saúde), que inclui elementos como pagamento por desempenho, capitação ponderada e incentivos. Esses recursos adicionais, podem ser direcionados para melhorias contínuas nos serviços da saúde.

Para a prefeita, Francieli Magalhães, os trabalhos realizados pela gestão, por meio das Secretarias, estão trazendo resultados satisfatório, uma vez que toda população é inserida nos atendimentos.

“Desde quando assumimos a Prefeitura, o nosso objetivo era ser e fazer diferente, com essa nota que recebemos do Ministério Público, significa que estamos no caminho certo, atingindo as metas, e trazendo o desenvolvimento ao nosso município, que tem se tornado destaque em várias ações que são feitas aqui, e isso, acaba nos motivando a fazer muito mais e melhor sempre”, concluiu Francieli.

Fotos: Assessoria
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.