“Denúncias expõem supostas irregularidades”: de placa clonada até desvio de recurso público em Dom Aquino
“Amarelou”: O mistério da F-250, um modelo de veículo que até o momento não constava ser de propriedade ou estar locado pela Prefeitura, porém a sua manutenção estaria sendo bancada pelo povo.
O vereador por Dom Aquino, Francismar Nascimento (PL) protocolou no Ministério Publico Estadual, uma denúncia informando a suposta irregularidade, que teria sido cometida pelo vice-prefeito, Carlos Alberto da Costa, mais conhecido como “Amarelo”, envolvendo compras de peças para um veículo modelo F-250, até então, não teria problema algum, porém o denunciante constatou que a caminhonete não faz parte da frota da Prefeitura, e nem estaria na lista de veículos alugados, e seria de propriedade do “Amarelo”, para agravar ainda mais a situação, a placa informada na nota de compra, KAU 6141, é referente a um veículo GM Celta de Nova Brasilândia, o que pode caracterizar a uma infração grave, denominada de clonagem.
“F- 250 Placa ALX 0871, esta supostamente seria a identificação real do veículo, que ainda não se sabe as causas, circunstâncias ou razões, levaram a constatação de outra placa na nota”.
Os documentos encaminhados para imprensa, constam a aquisição de várias peças para F – 250, equipamentos, que segundo alguns mecânicos, não condizem de forma alguma com veículo Celta, seria mesma coisa de tentar colocar Cuiabá dentro de Dom Aquino.
De acordo com a denúncia do vereador, caso seja constatadas as irregularidades pelo Ministério Público Estadual, os crimes de improbidade administrativa, devido a compra de equipamento para um veículo próprio, com recurso público e a “placa supostamente clonada”, podem resultar em diversas punições, como ter o mandato cassado e ficar inelegível por oito anos ou mais.
“Caso seja comprovado que o atual prefeito, Valdécio Luiz da Costa, mais conhecido como “Zão” tenha, conhecimento, conivência, omissão ou prevaricação, as punições poderão também o afastar do mandato”.
Para quem é uma pessoa pública, no caso do vice-prefeito, que ainda exerce a função de secretário municipal de Obras, tais irregularidades podem apresentar um gosto amargo em sua vida pública, até porque, a denúncia que corre em segredo de Justiça no MP, pode resultar a qualquer momento em uma operação na Prefeitura Municipal de Dom Aquino.
“Será que cor o “Amarelo” vai ficar, se o “Japonês da Federal” perguntar às 6:00, qual é a diferença do motor da F-250 e do Celta mil? Se ele responder que é o motor de partida, pronto, algo de errado não está certo, o segredo será desvendado”.
A proprietária do veículo Celta, com a placa citada, foi localizada pela equipe de reportagem, quando afirmou não ter conhecimento, de nenhuma aquisição de equipamentos para o seu carro, com nota da Prefeitura de Dom Aquino, e devido tal infração, estaria indo até a Delegacia de Polícia Civil de sua cidade, Nova Brasilândia, para registrar um Boletim de Ocorrência.
“Não é correto, e muito menos justo, uma pessoa ser usada, estou me sentindo injustiçada, estou registrando o B.O, para demonstrar a justiça, que não tenho nada com isso, se estão usando a placa do meu veículo para cometer irregularidades, cada um que pague pelos seus atos”, declarou a vítima.
Boa parte dos vereadores foram procurados para falar sobre o assunto, desde a presidente, Ivone Brandão Miranda, como os demais, mas, até o fechamento da matéria, não obtive respostas.
“Cabe também a Câmara Municipal dos Vereadores, fiscalizar, podendo até afastar o prefeito e o vice, caso sejam comprovadas as irregularidades. O povo pode e deve cobrar dos vereadores”.
O vice-prefeito, também foi procurado pela equipe de reportagem, para responder alguns questionamentos, porém em nenhuma das tentativas obteve êxito, nem retorno.
A equipe de reportagem teve acesso a algumas informações, que resultaram em várias indagações, cabendo a várias matérias, que poderá colocar a cidade de Dom Aquino no topo dos escândalos do Brasil, seja pelo cenário do filme “Caça Fantasmas”, ou pelo recorde do “Remendo” mais caro do país, entre outras peculiaridades, como servidores “onipresentes” e a empresa que não sabe se é “Posto de Combustível ou Banco”.
Essas e outras notícias, a população de Dom Aquino vai acompanhar nos próximos dias.