Sala da Mulher encerra ações de outubro com palestras voltadas às mulheres

No último dia 27.10.2023, a Sala da Mulher, anexa à Câmara Municipal de Leverger, promoveu um evento marcante, que celebrou tanto o “Dia da Mulher Rural” como o “Outubro Rosa”. A solenidade atraiu dezenas de pessoas, que tiveram a oportunidade de participar de palestras motivacionais e informativas sobre a saúde da mulher.

“Além das palestras, o público presente recebeu atendimento primário, incluindo aferição de pressão arterial e medição de glicose, demonstrando o compromisso da Sala da Mulher com o bem estar e a saúde das mulheres do município”.

O evento contou com presença de diversas personalidades política, incluindo as vereadoras Carmem Barros; Delza Delgado; Laura Moraes, a subprefeita da Agrovila das Palmeiras, Penha, a doutora Eva Luiza, presidente da Sala da Mulher Regianne Gisele, ex-prefeita Glorinha Garcia, vice-prefeita, Giseli Ribeiro e a atual prefeita, Francieli Magalhães.

Giseli Ribeiro, que é idealizadora do projeto, e liderou a luta para levar a Sala da Mulher para a câmara municipal, enfatizou a importância de continuar buscando melhorias para o município.

“Estamos sempre buscando o melhor para nossa Leverger, e debater políticas públicas que atendam às necessidades das mulheres, é de suma importância, porque queremos uma sociedade justa, assim, acreditamos na evolução dos projetos voltados a essas guerreiras, e continuaremos nessa caminhada, não podemos parar, tem muitas pessoas que precisam de nós”, declarou Giseli.

 

Uma das palestrantes convidadas, Glorinha Garcia destacou os desafios enfrentados por ela, quando iniciou no cenário político. Ela falou da importância de as mulheres se empoderarem e persistirem nos seus objetivos.

“Todos os dias falamos dos direitos das mulheres, sendo que nós passamos o tempo todo cuidando dos filhos, marido, casa, entre outras tarefas diárias que são realizadas por nós, mas, eu sempre quis ir além disso, resolvi entrar para política, foram muitos desafios a serem superados, mas por ser uma mulher persistente, fui em busca de realizar aquele desejo, de se tornar a primeira prefeita, na história do município, e consegui, isso mostra que somos capazes de ser o que queremos”, afirmou Glorinha.

A atual prefeita, Francieli Magalhães abordou o tema do empoderamento feminino, compartilhando sua própria trajetória na política, e incentivando as mulheres buscarem o reconhecimento. Ela enfatizou que, independentemente de origens humildes, com determinação e persistência, as mulheres alcançam seus objetivos.

“Para muitos, de onde eu vim não é nenhuma novidade, sou filha de pequenos agricultores, nascida na comunidade de Sangradouro, e tudo o que me fez chegar até aqui, foi Deus em primeiro lugar, e sequência de lutas, sou uma mulher que gosta de desafios, e aceitei essa missão, de se tornar a segunda prefeita do nosso município, não é fácil, mas, mostra a todas companheiras de batalhas, que se queremos algo, temos que ser persistentes e acreditar que podemos estar onde quisermos”, disse Francieli.

A Dr. Eva Luiza, por sua vez, chamou a atenção das mulheres para a importância do autocuidado com a saúde. Ela ressaltou que muitas mulheres tem algum tipo de doença, mas, por vezes, evitam procurar ajuda médica a tempo. Ela incentivou as mulheres a cuidarem de sua saúde como uma prioridade, enfatizando que a prevenção é fundamental.

“O autocuidado é muito importante para nós mulheres, que na maioria das vezes sofremos com mais doenças do que o homem, e quando não é feito os diagnósticos em tempo, a chance de reverter algum tipo de doença fica mais difícil, é necessário que todas se cuidem”, declarou Eva.

 

A presidente da Sala da Mulher, Regianne Gisele destacou a importância do espaço dedicado ao atendimento do público feminino no município. Desde sua apresentação, a Sala da Mulher tem desempenhado um papel vital em atender as mulheres e promover a igualdade de gênero na sociedade.

“Desde quando foi inaugurado a da Sala da Mulher, que é uma luta antiga da ex-vereadora e atual vice-prefeita, Giseli estamos conseguindo atender as mulheres levergenses, e isso, é um passo importante que que está dando em nosso município, cuidar das nossas cidadãs, que hora e outra precisam de auxilio, o espaço dedicado as mulheres segue de portas abertas para receber todas aquelas precisarem”, concluiu Regianne.

O evento do “Dia da Mulher Rural” e “Outubro Rosa” na Sala da Mulher em Leverger foi um exemplo notável de como a comunidade pode se unir para apoiar e empoderar as mulheres, promovendo a conscientização sobre questões de saúde e a participação ativa na política. Essas iniciativas inspiram e capacitam as mulheres a buscarem seus objetivos.

Fotos: Júlio Rocha
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.