No mês de novembro, duas importantes campanhas de conscientização sobre a saúde masculina, ganham destaque no município de Santo Antônio do Leverger: “Novembrinho Azul” e “Novembro Azul”. Ambos visam promover o cuidado, e a prevenção de doenças que afetam os homens, desde a infância até a idade adulta, com a intenção de garantir uma vida mais saudável, a ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Novembrinho Azul: cuidando dos meninos
A campanha, é uma iniciativa histórica em Leverger, que coloca em foco a saúde dos meninos com até 15 anos de idade. Em 2023, o projeto, ganha um importante reforço com a sanção de uma Lei, que estabelece diretrizes para a promoção e proteção da saúde desses jovens. O objetivo, é garantir que os adolescentes tenham acesso as informações e cuidados, que possam prevenir problemas de saúde no futuro.
“Uma das ações do projeto, é a distribuição de material educativo com seguinte tema: quadros de dores, e aumento testicular. Essa abordagem, visa sensibilizar os jovens sobre a importância de identificar, e comunicar precocemente qualquer sinal de desconforto ou anormalidade em seu corpo”.
Outro ponto fundamental do Novembrinho Azul, é a promoção da vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Essa medida é de grande relevância, uma vez que o HPV, é responsável por diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de pênis e o do ânus. A vacinação precoce, pode ajudar a prevenir o surgimento dessas doenças no futuro.
Novembro Azul: Cuidando dos Homens Adultos
O movimento Novembro Azul, originado na Austrália em 2003, concentra-se na saúde dos homens adultos. Seu principal objetivo é conscientizar a população masculina, sobre a importância da prevenção, e do diagnóstico precoce da doença, que frequentemente afetam os homens, com destaque para o câncer de próstata.
“O câncer de próstata, é a segunda principal causa de morte entre homens em todo o mundo, e o Novembro Azul desempenha um papel fundamental, na conscientização sobre essa doença. Para o diagnóstico precoce, são recomendados dois exames: o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal. Ambos são essenciais para identificar possíveis alterações na próstata, permitindo um tratamento eficaz caso a doença seja detectada”.
Além de focar na conscientização, o Novembro Azul, também trabalha para melhorar os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), relacionados à saúde masculina. O objetivo é aumentar o acesso a exames e tratamentos de qualidade, contribuindo para a redução das taxas de mortalidade por doenças que afetam os homens.
Valorização da Vacinação: Um Pilar Comum
Tanto o “Novembrinho Azul” quanto “Novembro Azul”, mostram a importância da vacinação, como um pilar fundamental de suas campanhas. No caso, a campanha vacinação contra o HPV, é voltado aos jovens, sendo essencial para prevenir doenças futuras.
Para o secretário de saúde em Leverger, Hamilton Silva, o município está avançando nos trabalhos dedicados a população levergense.
“Estamos fazendo uma campanha histórica em nosso município, tudo graças a nossa equipe técnica, que fazem os levamentos para sabermos das demandas existentes, com isso, resolvemos criar uma campanha, voltada em atender os jovens, que na maioria das vezes, deixam de cuidar da sua saúde, com o Novembrinho Azul, pretendemos chegar até o público masculino jovem”, afirmou Hamilton.
A prefeita, Francieli Magalhães ressalta que o município tem avançado na área da saúde, e fala que a gestão, vem adotando medidas para garantir melhorias à população.
“É muito importante ver que a nossa equipe de saúde, está realizando ações que atendam todo público, mas com essa campanha de novembro, é mais uma ação que vai ficar no calendário municipal de campanhas, mostrando que a nossa gestão se preocupa com a saúde coletiva. Atualmente o indicador de atendimentos alcançou uma nota acima da média, mostrando que estamos no caminho certo, deixando a marca de desenvolvimento em nosso município”, finalizou Francieli.