Município proíbe lavagem de carros e irrigação de jardins por falta de água

Prefeito de Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá), Vander Alberto Masson, decretou situação de emergência nessa terça-feira (7), devido à severa seca no município. Medida vigora até o dia 31 de dezembro ou até o início regular do período de chuva.

Conforme o decreto, os níveis dos mananciais se encontram muito abaixo dos padrões prudenciais e necessários devido à falta de chuva. Além das altas temperaturas acarretaram o aumento do consumo de água pela população.

De acordo com o documento, “se faz a necessidade de sensibilizar, orientar e reeducar a população, para utilizarem água de modo racional e eficiente e propor a adoção de medidas emergenciais de racionamento variáveis de controle interno do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e os parâmetros pluviais nacional e local, mediante Portaria expedida pelo SAMAE”.

Devido ao estado de emergência, fica proibido ações como irrigação agrícola na bacia Queima-Pé, irrigação de jardins domiciliares com água do sistema público, lavagem de veículos com mangueiras e molhar ruas, despejo em vias públicas de água de filtragem de piscinas.

As medidas de contenção ao desperdício de água também são válidas aos usuários que possuem poços privados, devido à influência de vazão do lençol freático.

A SINFRA promoverá o abastecimento do reservatório da Rotatória Central e dos vasos da Avenida Brasil com água bruta de bacia hidrográfica distinta da Bacia do Queima-pé.

Caso os moradores do município façam o uso indevido de água, durante o decreto, serão aplicadas as sanções de advertência, multa, com a possibilidade de corte do fornecimento de água.

Por/GD
Fotos:Chico Ferreira
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.