O vereador, Adelmar Galio, do partido Solidariedade, está empenhado em promover uma mudança significativa na vida dos portadores da síndrome da fibromialgia, em Santo Antônio do Leverger. O parlamentar propõe que o Projeto de Lei (PL) 01.2023, que visa alterar a validação do laudo médico, dando acesso aos atendimentos necessários, para quem precisa de comprovação do diagnóstico constantemente.
“Por unanimidade, o Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Municipal de Leverger”.
De acordo com o texto do Projeto de Lei, a fibromialgia é uma condição que afeta a musculatura de forma generalizada, e está associada a sintomas como fadiga extrema, distúrbios do sono e problemas intestinais. A doença pode comprometer seriamente a qualidade de vida dos pacientes, e até mesmo, colocar em risco suas vidas. O PL proposto por Adelmar Galio busca tornar mais acessível, o laudo médico que atesta a síndrome da fibromialgia, o que representa um passo importante na melhoria do suporte a esses pacientes.
Ainda segundo com texto do PL, no artigo 04, o laudo terá sua validade, sem excluir demais requisitos, para obtenção de: Benefício estadual; Aposentadoria por incapacidade ou invalidez junto ao Instituto de Gestão da Previ Leverger, como também tratamento médico.
Uma das principais mudanças propostas no Projeto de Lei, é a ampliação do prazo de validade dos laudos médicos, emitidos para pacientes com fibromialgia. Em condições normais, os portadores da síndrome precisam retornar regularmente ao médico, para obter uma atualização de seu laudo. Isso implica em despesas financeiras adicionais e muitas vezes, horas de espera em filas de hospitais e clínicas. A proposta do vereador, é que a validade dos laudos seja contínua, diminuindo a necessidade de visitas frequentes ao médico, o que, por sua vez, aliviaria o fardo financeiro e emocional dos pacientes.
O parlamentar destacou a importância do Projeto, afirmando que a fibromialgia, é uma doença que causa sintomas severos e impacta tanto no corpo quanto a mente dos pacientes.
“Estamos buscando maneiras de diminuir as despesas e o sofrimento daqueles que lidam com essa síndrome. Sabemos que é uma condição debilitante e que afeta profundamente a qualidade de vida. O simples fato dos portadores não precisarem se locomover e enfrentar longos filas, já é um grande avanço”, afirmou Galio.
O Projeto de Lei 01.2023, proposto por Adelmar Galio, agora será encaminhado para votação no legislativo municipal, e, caso seja aprovado, poderá representar um avanço significativo de apoio aos portadores de fibromialgia, em Santo Antônio do Leverger.