“Retrocesso”: Barão de Melgaço e sua gente que pede socorro
O município está sendo considerado um dos piores de Mato Grosso em gestão pública.
“A esperança de dias melhores, que se tornou pesadelo”, assim muitas pessoas descrevem a atual gestão da prefeita, Margareth Gonçalves (PSDB), que já tem cerca de três anos no comando da Prefeitura de Barão de Melgaço, mas até o momento não conseguiu registrar uma marca positiva, no conceito da maioria dos moradores da região.
Embalada em um escândalo após o outro, envolvendo praticamente todas secretarias municipais, colocando o município como um dos piores em gestão pública do estado de Mato Grosso, o povo de Barão clama por socorro e pede por mudança da gestão.
De acordo com muitas pessoas entrevistadas, que pediram para não serem identificadas, temendo por represália, o afastamento da prefeita, seria a melhor opção para população, pois demonstrou nos últimos anos, que sua capacidade não é gerir o município, com objetivo de atender as necessidades e prioridades do povo.
“Falar hoje, no final do mandato, restando apenas um ano, que se o município está passando por dificuldades, a culpa é de gestões anteriores, isso é fácil, qualquer um faz, jogar a culpa em outra pessoa, a senhora foi eleita com discurso de mudar tudo isso, melhorar a vida do povo e não piorar, mas ano que vem está chegando, e o eleitor vai mostrar o resultado das urnas”, disse um morador, indignado com a situação da cidade, que pediu para não ser identificado.
Os moradores apontaram algumas das condições insalubres:
Caos na saúde, com salários atrasados de profissionais, falta de condições de trabalho e sem medicamentos para população.
Na educação, falta desde o básico, como merenda escolar para estudantes, dificuldade no transporte, infraestrutura defasadas e precárias.
Na obra, mesmo recebendo maquinário do Governo do Estado, e cerca de R$ 200 mil ao mês do FETHAB, a população, principalmente nas comunidades rurais, padecem com a falta de condições adequadas das estradas.
No esporte, cultura e lazer, as pessoas informaram que precisam ir para outros municípios, já que na cidade, os incentivos ficaram marcados apenas na história.
“A população já começa desconfiar das reais intenções referente ao Decreto de Calamidade Pública, decorrente das condições da água fornecida, será que a poluição ficar por conta do liquido, solido e gasoso, não conta?”.
Uma grave denúncia foi feita, informaram que vários prédios públicos, estão tomados por morcegos, animais que podem transmitir doenças às pessoas, podendo piorar ainda mais a situação da população, com um surto de enfermidade.
“Vídeo aponta Barão de Melgaço como o município mais pobre do Estado”.
Durante os últimos dias, a cidade Barão de Melgaço virou destaque nas redes sociais, quando um vídeo viralizou com informações, relatando que a cidade está ocupando o trágico 1º lugar na linha da pobreza.
Para o “Arancuã do Pantanal”, a atual gestão já demonstrou que o sofrimento do povo tem dia e hora certa para acabar, que as atuais condições não vão continuar nos próximos quatro anos, já que quem prometeu e não conseguiu cumprir na primeira oportunidade, não será na segunda que irá fazer.
A prefeita foi procurada pela equipe de reportagem, para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria, não foi localizada, o recesso ou ponto facultativo, somando seis dias, com feriados e final de semana, podem ser um dos motivos do seu “modo” incontável.