Festa do Glorioso São Sebastião da Bocaina em Santo Antônio de Leverger – MT

No dia e ano da graça do Nosso Senhor Jesus Cristo de 20 de janeiro de 288 da Era Cristã , um oficial do Império Romano foi condenado a morte pela sua fé inabalável em Cristo Jesus.

Desde então , a devoção ao São Sebastião permanece viva nas comunidades católicas do mundo inteiro , e as festas servem como uma maneira de celebrar a sua vida e o seu legado.

Foto: Facebook

Mas , em nossa Leverger , no Distrito da Bocaina , a fé no São Sebastião teve um motivo muito forte , pois em época remota uma peste assolou a região e matou muitos animais da região.

Foi quando um casal tradicional da Bocaina , que eram fiéis devotos de São Sebastião , o invocaram para interceder e parar com a mortandade , a Dona Rita Rodrigues de Souza e o Sr. Abdão Pedroso da Silva.

Ambos fizeram uma digna e valorosa promessa ao São Sebastião , ocorrendo a paralização das mortes , o Santo seria perpetuado o Padroeiro da Comunidade da Bocaina de geração para geração , e em sua graça haveriam de fazer uma festa anual.

Foto: Facebook

A festa prometida a São Sebastião passou a ser feita todos os anos sucessivamente na data que a Igreja Católica homenageia o seu nome , toda a comunidade fervorosamente abraçou e adotou como sendo o Padroeiro da Bocaina.

A festa de outrora tinha início no sábado cedo com a missa ao Padroeiro , procissão com o levantamento do mastro , rezas e cânticos dos fiéis , logo , vinha o tradicional cururu e siriri , no domingo descia o mastro , escolhiam os novos festeiros , o almoço e a matinê dançante , na segunda encerrava com a deliciosa feijoada e o baile das cozinheiras.

Passados alguns anos o casal de festeiros partiu para a eternidade e seus filhos ficaram com a feliz obrigação de continuar a devoção , todos eles : Maria ; João ; Cantídio ; Atalia ; Emiliano ; Ana ; Carmelita ; Maria Carminda ; Eleotério ; Helena e Eurides , foram um dia os responsáveis pela bela tradição.

Foto: Facebook

Na parte estrutural do local o nosso conterrâneo e Senador Jonas Pinheiro no passado auxiliou a comunidade a iniciar a construção do salão de festa em nome do Santo Padroeiro , dando mais condições e qualidades aos festeiros e fiéis de louvar e agradecer as bênçãos.

Hoje os filhos do casal também não estão mais presentes , agora são os netos e bisnetos a frente de toda organização e planejamento da festa , são muitos os familiares e amigos responsáveis , pessoas dedicadas e leais as preparações e realizações da festa.

Por todo esse período da pandemia a festa não foi realizada , este ano volta com força total em sua plenitude , teremos tudo que foi ofertado nas edições anteriores , somente uma ressalva , a festa será toda ela realizada no sábado dia 20 de janeiro.

Foto: Facebook

A data é o dia do glorioso São Sebastião , a festa vai começar no sábado pela manhã às 8:00 horas quando haverá a procissão e às 10:00 horas ocorrerá a missa em louvor a São Sebastiao.

O delicioso almoço será servido ao meio dia aos presentes , às duas horas da tarde , começa a matinê com várias bandas ,e as 19:00 até às 21:00 a Banda Scort Som estará fazendo o limpa banco com todos os presentes.

Foto: Facebook

A Comunidade da Bocaina convida a todos os levergenses que compareçam para receber as boas vibrações e sintonias da festa em louvor a São Sebastião , tudo está preparado para a satisfação e a alegria da nossa gente.

A felicidade das famílias da Bocaina realizadoras da grande festa é ver todos os presentes interagindo e curtindo a festa como sendo membro da família de São Sebastião.

É sábado , sua presença é indispensável e aguardada , vamos participar de uma festa bonita e feliz.

Salve Salve São Sebastião da Bocaina.

Foto: OPovo.com.br
Por Celso Anselmo Bicudo
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.