O Instituto Apoena encerrou na última semana, o primeiro módulo do “Projeto Profissão” de 2024, um programa dedicado à capacitação de mulheres para o mercado de trabalho na área de estética. Nesta primeira etapa, mais de 20 alunas participaram dos cursos intensivos, de cabeleireiro e design de sobrancelha, ministrados ao longo de 3 meses na sede do Projeto Profissão, localizada no bairro Cidade Alta, em Cuiabá.
Bruno Barreto, presidente do instituto, conta que o encerramento desta primeira fase do Projeto Profissão, não irá terminar apenas com a entrega dos diplomas para as participantes, mas também com o acompanhamento e a inserção das mulheres no mercado de trabalho.
“É preciso inseri-las no mercado, e para isso, contamos com o apoio de vários parceiros. O ramo da estética, principalmente os voltados para o público feminino, sofre de uma grande demanda de mão de obra qualificada”, disse.
O projeto, além de fomentar a economia local e dar a oportunidade de aprendizado aos seus participantes, chama a atenção para o empoderamento feminino e a independência financeira das participantes. “Além dos cursos padrão da nossa grade, oferecemos também técnicas de maquiagem, cuidados com a pele, gestão de negócios e atendimento ao cliente. Mostramos para estas mulheres que elas são capazes de serem o fator de mudança em seus lares”, completou Bruno Barreto.
Djanira da Costa Martins, coordenadora pedagógica do Projeto Profissão, lembrou que o curso só foi possível graças ao apoio crucial do vereador Paulo Henrique, de Cuiabá, uma de suas emendas para viabilizar o projeto. “Esses recursos foram essenciais para a compra de insumos utilizados nos cursos, a confecção dos diplomas e o pagamento dos professores, garantindo assim uma formação de alta qualidade para as participantes”, disse.
Durante a cerimônia de encerramento, as alunas foram homenageadas e receberam seus diplomas, marcando oficialmente o término deste ciclo de aprendizado. Em suas palavras de agradecimento, destacaram a importância do “Projeto Profissão” em suas vidas, não apenas no aspecto profissional, mas também na construção de sua autoconfiança e autoestima.
Nova turma
Com uma abordagem pedagógica idêntica ao primeiro módulo, o Projeto Profissão deu início em uma nova turma no dia 11 de março. Desta vez, atendendo ao pedido da população, parte das vagas foi destinada aos homens.
“Todos os dias temos pedidos de pessoas que querem fazer o curso, principalmente de homens. Pensando nisso, decidimos abrir vagas para os homens nessa nova turma. Hoje temos uma fila de espera para novos alunos, isso nos orgulha muito”, explicou a coordenadora pedagógica.