INCLUSÃO

Lei da Dislexia é sancionada em Mato Grosso

João Batista do Sindspen parabenizou a iniciativa do colega parlamentar Wilson Santos, autor do projeto
4 de novembro de 20202min
João Batista

O deputado estadual João Batista do Sindspen (Pros), usou as suas redes sociais na tarde desta quarta-feira (04), para parabenizar o deputado estadual Wilson Santos (PMDB), pela lei nº 11.239/2020, publicada no Diário Oficial do Estado desta última terça-feira (03.11), e que institui o “Plano de Atenção Educacional Especializado aos Alunos com Transtornos de Aprendizado nas Unidades de Ensino da Rede Pública”.

João Batista, que participou da solenidade realizada no Palácio Paiaguás nesta manhã, disse da importância em se aplicar “políticas de assistências” na rede pública de ensino. “Muitos pais desconhecem as características ligadas à Dislexia, por isso acredito que em Mato Grosso, com esta nova ferramenta, que teve o deputado Wilson Santos como principal envolvido, iremos dar uma melhor assistência para as nossas crianças”, disse.

Conforme a lei, “os estudantes das instituições públicas e privadas da rede municipal e estadual de ensino, da educação básica e superior, têm garantidos a avaliação diagnóstica e o acompanhamento educacional especializado aos alunos diagnosticados com transtornos específicos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disgrafia”.

A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação e saúde.

Deixe uma resposta


Sobre Nós

CNPJ: 35.582.297/0001-25

Jornalista Responsável

José Maria do nascimento

DRT: 0002633/MT


Contato

Ligue para nós



Mais Lidas

4 de março de 2021

Lei da Dislexia é sancionada em Mato Grosso

4 de março de 2021

Lei da Dislexia é sancionada em Mato Grosso

4 de março de 2021

Lei da Dislexia é sancionada em Mato Grosso