Presidente do TCE-MT lança campanha Outubro Rosa e destaca importância da conscientização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (3), o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, lançou a campanha Outubro Rosa. O movimento diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero (CCO).

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Diante dos números, Novelli reforçou a importância da conscientização entre as servidoras. “O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres brasileiras, representando 25% do total de casos e o TCE-MT, assim como inúmeras instituições pelo mundo, abraça esta relevante campanha”, disse. 

Dessa forma, convidou os demais conselheiros e servidores da Corte de Contas a compartilharem o laço rosa como forma simbólica de adesão à causa. Na instituição, a campanha é realizada pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas por meio do Núcleo de Qualidade de Vida (NQVT).

“O compartilhamento de informações proporciona maior acesso aos serviços e diagnósticos, como medida imprescindível para a redução da mortalidade”, reforçou o presidente.  

Câncer de mama

 O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos).

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Segundo o Inca, não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficente e exposição à radiação ionizante.

Fotos: Tony Ribeiro
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.