Arte várzea-grandense das redeiras de Limpo Grande brilha na Casacor Mato Grosso 2023

Seis integrantes da associação visitaram a mostra, e a assinatura das peças reforça sua qualidade e valor. A iniciativa, apoiada pelo prefeito de Várzea Grande e pela primeira-dama, promove o trabalho da Tece Arte, destacando a força feminina e incentivando o reconhecimento nacional

A Casacor Mato Grosso 2023, destaca-se não apenas seus projetos arquitetônicos e de design, mas também, por proporcionar um cenário privilegiado para a arte local. Um exemplo marcante, é a presença das obras das mulheres da Associação das Redeiras e Limpo Grande, conhecida como Tece Arte, em dois espaços da mostra.

As criações das tecelãs da Tece Arte, se destacam na Galeria de Arte Cura Humana, concebida pelas arquitetas Josy Bumlai e Maria Mendonça, e no espaço Loja Despertar, projetado pela arquiteta Yasmin Maia Kuya. Curiosamente, ambos os espaços, foram agraciados com prêmios significativos dentro da exposição, reconhecendo o “Melhor Uso de Obra de Arte” e o “Melhor Projeto em Sustentabilidade”, respectivamente.

As arquitetas ressaltam a importância das peças da Tece Arte, na composição dos ambientes premiados, evidenciando a colaboração entre a arte tradicional das redeiras, e a inovação dos projetos arquitetônicos.

A presidente da Tece Arte, Jilaine Maria da Silva Brito destaca o orgulho e a alegria da associação, ao ver suas obras em destaque na CASACOR Mato Grosso.

“Participar da Casacor foi de imensa alegria para todas nós, é uma grande vitrine para apresentarmos a nossa arte, pois sabemos que, o que fazemos não é só artesanato, e sim arte. E gerou intensa repercussão, visibilidade, tenho certeza que virão outras parcerias e oportunidades. Todas ficamos encantadas, e estamos muito felizes com os resultados e agradecemos a todos que nos ajudaram, difundir as nossas raízes várzea-grandenses”, declarou Jilaine Maria da Silva Brito, presidente da Tece Arte que visitou nessa sexta-feira, 01, a mostra acompanhada de mais cinco integrantes.

São elas: Julia Maria da Silva; Luzia Lemes; Joilce Clemente da Silva; Juliane Pereira da Silva e Maria Conceição Pereira. Elas percorreram os espaços, admirando suas criações e celebrando o reconhecimento alcançado.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, e a primeira-dama Kika Dorilêo Baracat têm sido fortes apoiadores do trabalho das Redeiras do Limpo Grande. A inauguração de um Centro Cultural na comunidade foi uma conquista significativa, proporcionando à associação, não apenas visibilidade, mas também, um espaço dedicado à preservação e valorização da arte local.

A assinatura das peças produzidas pela Associação Tece Arte é uma conquista adicional, certificando a autenticidade e qualidade do trabalho do coletivo, formado por 55 mulheres artesãs. A Tece Arte foi reconhecida nacionalmente, com o Prêmio TOP 100 do SEBRAE.

Fonte de inspiração: A Galeria de Arte Cura Humana destaca as “Mulheres Redeiras de Limpo Grande”, homenageando a força e resiliência feminina por meio de suas criações. O projeto buscou transformar as redes em obras de arte, utilizando uma paleta de cores neutras e iluminação cuidadosamente planejada para realçar cada peça.

Maria Mendonça, arquiteta envolvida no projeto, destacou a conexão emocional e artística com as mulheres da Tece Arte. “Cada tela na galeria reflete a inspiração derivada do trabalho único das redeiras pois pedimos aos demais artistas que se inspirassem nelas”, revelou.

Fotos: Assessoria
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.